Ouvindo...

Times

Paul McCartney: confira a operação de trânsito para segundo dia de show na Arena MRV

O músico se apresenta em BH nesta segunda-feira (4)

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da BHTrans, prepara operações de trânsito e de transporte que serão realizadas no entorno da Arena MRV para o show de Paul McCartney. O ex-Beatle se apresenta na capital mineira nesta segunda-feira (4), no seu segundo dia de show. Por isso, as intervenções nas vias começam a partir das 16h.

Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, BPTran e Guarda Municipal) vão monitorar o trânsito na região, antes, durante e ao final do evento. Os funcionários da prefeitura vão garantir as condições de segurança do trânsito e orientar os pedestres.

Intervenções no trânsito

Desde às 20h desse sábado (2) foram implantadas faixas de orientação e as sinalizações de reservas de área (proibição de estacionamento) e alteração de circulação do entorno da Arena MRV para garantir a fluidez do trânsito no dia do evento.

Nesta segunda-feira (4): implantação da inversão do sentido de circulação das Ruas Zilka Monteiro Pena, Nevada, Sebastião Fernandes Brandão e Visconde de Mauá no bairro Califórnia e também nas ruas Prateada e Lilás no bairro João Pinheiro.

Serão realizadas interdições com controle de acesso dos veículos de moradores pelos Staff/Arena MRV nas vias do entorno do estádio, no Bairro Califórnia:

  • Rua Cristina Maria de Assis entre as ruas José Cláudio Sanches e Provisória;
  • Rua Crepúsculo entre as ruas José Cláudio Sanches e Cristina Maria de Assis;
  • Rua Walfrido Mendes entre as ruas Margarida de Assis Fonseca e Romualdo Cançado Netto;
  • Rua Romualdo Cançado Netto entre as ruas Augusto Ferreira e Walfrido Mendes;
  • Rua Margarida de Assis Fonseca entre as ruas Sebastião Fernandes Brandão e Ernesto Pereira;
  • Rua Evangelina Prates entre as ruas Margarida de Assis Fonseca e Nevada.

Conforme a da demanda de veículos, poderá ser implantada uma pista reversível operacional no contra fluxo da Via Expressa, entre o viaduto do Anel Rodoviário e a Rua Gentil Portugal do Brasil. Essa mudança vai ocorrer durante a chegada ao estádio, melhorando a fluidez do trânsito para quem não deseja acessar a Arena MRV e vai em direção a Contagem.

Chegada ao Estádio

Os veículos vão acessar os estacionamentos da Arena MRV utilizando a rampa de acesso do estádio no sentido Contagem. Os motoristas devem ficar atentos à sinalização e às orientações dos Agentes da Unidade Integrada de Trânsito, sobretudo, com a grande movimentação de pedestres na região.

Será realizado um coneamento (balizadores e fita zebrada) na faixa da direita da marginal da Via Expressa, no sentido Belo Horizonte, permitindo o caminhamento seguro dos pedestres a partir da estação do Metrô Eldorado até a Rua Gentil Portugal do Brasil, acessando o estádio por meio do elevado da Massa.

Já para os pedestres que desejam atravessar a Via Expressa foi implantado um semáforo operacional próximo à escadaria, que vai operar apenas durante os eventos no estádio.

Saída do Estádio

A saída do estádio, no sentido Belo Horizonte, será feita pelo retorno no Viaduto da Massa, que 30 minutos antes do término dos eventos, começa a operar em mão única no sentido Camargos, agilizando a saída dos veículos do estacionamento. A circulação volta ao normal no viaduto após todos os veículos deixarem os estacionamentos.

Além disso, será implantado um gradeamento para garantir a segurança no caminhamento dos pedestres no Elevado da Massa. Desta forma, o viaduto vai operar com um trecho para os veículos que deixam o estacionamento, no sentido Camargos, e outro trecho gradeado para o caminhamento dos pedestres.

Conforme a demanda de veículos, poderá ser implantada uma operação contra-fluxo, na saída dos estacionamentos permitindo que os veículos utilizem a alça de acesso ao estádio no sentido contrário, seguindo assim para a pista central da Via Expressa, no sentido Belo Horizonte. Para realização com o máximo de segurança dessa operação contra-fluxo, um novo semáforo foi implantado na Via Expressa, no sentido Contagem, próxima a rampa de acesso ao estádio. O equipamento irá operar apenas durante a saída de eventos no estádio, cujo objetivo é reter o fluxo de veículos no sentido Contagem, garantindo a segurança dos que deixam o estádio no sentido Belo Horizonte.

Transportes

Veja abaixo as linhas do transporte coletivo de Belo Horizonte que atendem o entorno da Arena MRV;

  • Linha 4031(Santa Maria/Hospitais)
  • Linha 4033 (Camargos/Centro)
  • Linha 3053 Estação Barreiro/B. Preto)
  • Linha 9414 (Santa Inês/João Pinheiro)

Táxi

Vá de Táxi para a Arena MRV. Mais comodidade, segurança e agilidade para o torcedor.

Na chegada ao estádio, todos os desembarques de táxi devem ser realizados na Via Expressa, próximo à escadaria (sentido Contagem).

Rua José Cláudio Sanches esquina de R. Cristina Maria de Assis, no Bairro Califórnia; Rua João Batista Vieira, entre as ruas das Ostras e das Pérolas, no Bairro Camargos.

Metrô

As estações Eldorado, Cidade Industrial e Vila Oeste dão acesso à Arena MRV. Opte pela estação Eldorado que possui uma estrutura mais ampla e o caminhamento dos pedestres até a Arena MRV, de 1,5 km, será coneado e sinalizado.

Pessoas com Deficiência

Será realizado um serviço gratuito para acesso de pessoas com deficiência a partir da estação de Metrô Eldorado, na Rua dos Bonifácios (praça Relógio do Sol), até a Arena MRV, na Rua Cristina Maria de Assis, próximo ao portão A e à esplanada.

No final da partida, o embarque será na rua R. Cristina Maria de Assis (em frente Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado de Minas Gerais) para retorno ao metrô Eldorado.

Veículos de APP e Caronas

Na chegada ao estádio, todos desembarques devem ser realizados na Via Expressa em frente a escadaria, no sentido Contagem. No sentido Belo Horizonte, os desembarques devem ser realizados na Via Expressa, próximo à Rua Gentil Portugal do Brasil.

Para a saída do estádio, o embarque deve ser feito em frente a escadaria, no sentido Contagem, e na Rua Gentil Portugal do Brasil, 55, para quem se destina no sentido Belo Horizonte.

Ônibus fretado

Os ônibus fretados terão pontos de desembarque nos seguintes locais:

  • Rua Zilca Monteiro Pena, entre Rua Francisco Teles e Rua Benjamim Jose dos Santos, no bairro Califórnia;
  • Rua Rua Walfrido Mendes entre Rua Margarida de Assis Fonseca e Rua Romualdo Cançado Neto, no bairro Califórnia.

Bicicletas

A Arena MRV disponibiliza 120 vagas em bicicletários no estacionamento coberto da Arena MRV.

Conexão Arena MRV

A Arena MRV irá disponibilizar um serviço de ônibus executivo - Conexão Arena MRV - que irá atender diversas regiões da capital.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Leia mais