Uma impressão de quem anda por Belo Horizonte foi confirmada pelo Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) - a cidade tem mais mulheres do que homens. Os dados indicam que BH tem 1.239.813 mulheres e 1.075.747 homens. Ou seja, a cada 100 mulheres a cidade tem 86,7 homens.
Em Minas Gerais, BH é a cidade com maior proporção de mulheres em relação à de homens. Logo em seguida, estão:
Juiz de Fora, que tem 88,6 homens para cada grupo de 100 mulheres
e Além Paraíba, que tem 89,4 homens para cada grupo de 100 mulheres.
Razões
O IBGE explica que esse movimento está ligado ao envelhecimento da população. Entre a população total brasileira há tendência de envelhecimento populacional. Outro dado importante é que as taxas de mortalidade são maiores entre homens do que entre mulhares, em todos os grupos etários.
Isso acontece porque homens tendem a adotar mais comportamentos de risco e também a negligenciar alguns cuidados com a saúde. Esse comportamento aliado às mudanças na estrutura etária fazem com que mais mulheres fiquem mais velhas em relação à quantidade de homens.
“Ao longo do tempo a base da pirâmide etária foi se estreitando devido à redução da fecundidade e dos nascimentos que ocorrem no Brasil” explica Izabel Marri, gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE. Ainda segundo Izabel, observa-se ao longo dos anos que a população adulta e idosa cresce, enquanto a população jovem diminui.
Oposto
Do lado oposto, a a cidade de Conceição das Pedras tem mais homens do que mulheres. Veja as proporções:
Em Conceição das Pedras são 114,5 homens para cada grupo de 100 mulheres
Em Vargem Bonita são 114,3 homens para cada grupo de 100 mulheres
e em São Joaquim de Bicas são 114,1 homens para cada grupo de 100 mulheres.
Levando-se em conta todo o estado de Minas Gerais, a proporção é de 100 mulheres para cada grupo de 95 homens.
O Censo 2022
O IBGE divulgou nesta sexta (27) os dados desagregados por idade e sexo da população Brasileira, de acordo com a coleta feita para o Censo Demográfico 2022. Foi necessário fazer pequenos ajustes no tamanho da população, que agora tem 203.080.756 habitantes.
O IBGE já divulgou outros dados do Censo, como a