A Defesa Civil anunciou, nesta sexta-feira (20), que emitiu uma notificação de desinterdição imediata da obra do supermercado Verdemar, no Belvedere, região Centro-Sul de Belo Horizonte, para mitigação dos riscos.
Em nota, o órgão explicou que recebeu, nesta quinta-feira (20), o plano de ação e laudo técnico para reestabelecer as condições de estabilidade e segurança do projeto. Nessa terça-feira (17), um soterramento na obra resultou na morte de quatro pessoas.
Leia também:
ALMG: Comissão de Direitos Humanos quer explicações por soterramento que matou 4 em BH
Engenheira que morreu soterrada em BH postou foto da obra horas antes de tragédia
Marido de engenheira morta em soterramento no Belvedere lembra de dedicação da mulher
Acidente em obra de supermercado no Belvedere: veja o que se sabe
As vítimas foram identificadas como:
Juliana Angélica Menezes Veloso, 30 anos;
Rafael Pereira Barbosa, 35 anos;
Roberto Mauro da Silva, 55 anos;
Zacarias Evangelista Fonseca, 59 anos;
Uma vítima de 23 anos sobreviveu.
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que a obra está regular e o alvará ativo. “O comunicado de obra ocorreu em 14 de setembro, sendo de responsabilidade do Responsável Técnico - RT a estabilidade e demais assuntos referentes ao projeto e estrutura”, informou.
Resposta do supermercado
O supermercado lamentou o ocorrido e afirma que irá prestar toda a assistência às famílias das vítimas.
“Lamentamos profundamente o ocorrido e estamos acompanhando de perto para garantir, juntamente com a Construtora Kaeng, responsável pela obra, toda a assistência às vítimas, aos atendimentos em andamento no local e aos familiares de todos. A obra contava com profissionais técnicos e com todos os alvarás e licenças, indicando se tratar de uma fatalidade. As autoridades estão no local para apurar as causas”.
Reposta da Kaeng
Confira a resposta enviada pela construtora responsável pela obra:
“A KAENG CONTRUÇÃO LTDA., vem a público se manifestar sobre a fatalidade acontecida na data de hoje e, informar que lamentamos profundamente o ocorrido e estamos acompanhando próximo, com a finalidade de garantir, toda a assistência às vítimas e aos seus familiares.
Informarmos, também, que a obra contava com profissionais técnicos e com todos os alvarás e licenças em ordem! Isto indica que se trata de uma fatalidade. As autoridades competentes estão no local para a apuração das causas. Desta forma, fica a nossa solidariedade às vítimas e aos seus familiares”.
Soterramento em obra de supermercado em BH
O soterramento que matou três operários e uma engenheira em uma obra de um supermercado, na manhã desta terça-feira (17), ocorreu durante a construção de um talude de cerca de três metros de altura. A obra fica na rua Jornalista Djalma Andrade, no bairro Belvedere, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Outro funcionário ficou ferido no acidente.
A Itatiaia apurou que cerca de 50 pessoas estavam no canteiro de obras no momento do acidente, por volta das 7h50. Sete funcionários trabalhavam no talude. Operários também identificaram, na segunda-feira (16), uma trinca no local. Esse problema teria motivado a intervenção no talude nesta manhã.
*Com informações de Célio Ribeiro, Larissa Ricci e Rômulo Ávila