O dia da árvore foi marcado nesta quinta-feira (21) pelo plantio de mais de 200 mudas de quase 30 espécies em Belo Horizonte, pela Prefeitura de Belo Horizonte. A meta do executivo é bater a marca de 30 mil árvores plantadas ainda este ano. O local escolhido para o início da ação é o Parque Fernando Sabino, no bairro Ouro Preto, região da Pampulha.
O espaço, de 19 mil m², sofreu com queimadas na última semana, e dezenas de voluntários participaram do plantio de 216 mudas de 23 espécies diferentes, entre elas ipê-roxo e pau-brasil, além de árvores frutíferas como pés de goiaba e amora.
O coordenador do programa Montes Verdes da prefeitura de Belo Horizonte, Wanderson Marinho, fala mais sobre a ação: “A ideia do projeto é ser voluntário, nós temos chamado de igrejas e empresas para participar. A ideia é crescer, virão outros plantios de várias outras iniciativas dentro da própria Prefeitura e dentro da própria Secretaria do Meio Ambiente”
O secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Zé Reis, revela que garantir a segurança e o desenvolvimento de cada muda custa R$ 700 aos cofres públicos. Na ação desta quinta-feira, onde foram plantadas 206 árvores, o gasto supera R$140 mil.
“Mais importante que acelerar o plantio é convencer a sociedade a ajudar a preservar É importante a população nos ajudar tendo atenção triplicada quanto a onde estacionar, onde ficar em período de vendavais e chuvas, e da mesma forma, nos trazer as demandas. O nosso site é totalmente aberto para trazer essas notificações e informações de onde tem determinada árvore que estão em perigo”.