A Arteris, concessionária que administra a rodovia Fernão Dias, informou nessa terça-feira (22) que estuda implantar áreas de escape na Serra de Igarapé, onde o ônibus com torcedores do Corinthians capotou, na madrugada do último domingo (20) e deixou sete pessoas mortas.
“A Arteris conduz diversos estudos alinhados com a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) para soluções que aumentem a segurança viária das rodovias brasileiras. A implantação de áreas de escape é uma delas e tem como foco o complemento de segurança em trechos de serra”, informou por meio de nota. A Serra de Igarapé, na BR-381, é um dos trechos contemplados pelos estudos.
Um levantamento realizado pela Itatiaia e a Confederação Nacional dos Transportes traz um recorte preocupante para Minas Gerais: a BR-381 é a estrada com o maior número de sinistros do Brasil. Oito acidentes com vítimas são registrados a cada 10 quilômetros de rodovias federais.
São quase 70 mortes em batidas na estrada, sendo que 34% delas ocorreram no trecho de concessão entre Contagem e a Serra de Igarapé, na Grande BH, mesmo local onde o ônibus com os torcedores do Corinthians sofreu um acidente e matou sete pessoas na madrugada de domingo (20).
Somente nos primeiros seis meses deste ano mais de 1.200 acidentes e 67 mortes foram contabilizados na BR-381. Somente entre Contagem e Igarapé foram 557 ocorrências e 23 óbitos conforme os dados mais recentes da Confederação Nacional do Transporte.
A Arteris Fernão Dias informou que, desde 2008, quando assumiu a gestão da BR-381, investiu mais de R$3,4 bilhões na rodovia federal — incluindo serviços de conservação e manutenção do pavimento e instalação de sinalização e 600 mil metros de dispositivos de segurança, como defensas metálicas e barreiras de concreto.
Via 040
A área de escape do Anel Rodoviário, inaugurada no dia 1º de agosto, foi construída na altura do km 541, sentido Vitória, em um trecho de cerca de 400 metros entre a BR-040 e o trevo do Betânia A obra tem como objetivo evitar acidentes graves, principalmente os causados por caminhões e carretas que trafegam pela via e apresentam problemas nos freios. O local é composto por uma caixa de concreto preenchida com britas para possibilitar a frenagem de veículos que apresentam problemas.
Desde sua inauguração, a área de escape foi acionada pelo menos oito vezes, evitando acidentes que poderiam terminar em fatalidades.
*com informações de Gustavo Cícero