Ouvindo...

Após 47 dias, volta a chover em Belo Horizonte; veja detalhes

Mais cedo, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de possibilidade de chuva

Após 47 dias, volta a chover em Belo Horizonte; veja detalhes

Chove em Belo Horizonte na noite desta sexta-feira (25) após um hiato de 47 dias. A última precipitação na capital mineira havia sido registrada em 8 de junho.

As primeiras gotas caíram na regional do Barreiro, segundo informações da Defesa Civil. Às 21h, a chuva era considerada de intensidade fraca.

Mais cedo, o órgão emitiu um alerta para possibilidade de precipitação de até 20 milímetros com raios e rajadas de vento em torno de 40 km/, válido até as 8h deste sábado (26).

Leia também

Recomendações durante a chuva

Confira as dicas da Defesa Civil de Belo Horizonte para se proteger durante temporais.

  • Redobre a atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para Cemig (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Emissão de alertas

Moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua onde mora para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, Facebook, X e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Alex Araújo é formado em Jornalismo e Relações Públicas pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e tem pós-graduação em Comunicação e Gestão Empresarial pela Universidade Pontifícia Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Já trabalhou em agência de publicidade, assessoria de imprensa, universidade, jornal Hoje em Dia e portal G1, onde permaneceu por quase 15 anos.
Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.