Ouvindo...

Temperaturas voltam a cair em BH, alerta Defesa Civil

Primeira semana de agosto inicia com a volta do frio em BH

Tempo volta a cair na capital nos próximos dias

Pode colocar o casaco de novo, porque vai esfriar em Belo Horizonte. É o que informa a Defesa Civil da capital, que prevê declínio na temperatura nos próximos dias na cidade. A previsão é de que a temperatura caia para 11ºC e 12ºC até a próxima quinta-feira (3), ou seja, prepare-se para manhãs e noites mais frias no município.

No dia 6 de julho, a capital bateu recorde de frio com mínima de 8,8 ºC registrada na regional Pampulha. Naquele dia, a máxima foi de 23ºC.

Ainda conforme o órgão, o domingo será de céu parcialmente nublado a nublado sobre a região Metropolitana de Belo Horizonte. Os termômetros na capital ficam entre 14°C e 25°C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 45% à tarde.

Por outro lado, neste sábado (28) a temperatura pode atingir 28°C, com umidade relativa mínima do ar em torno de 30% no período da tarde - o que requer atenção de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

‘Bota casaco, tira casaco’

À Itatiaia, Lucas Oliver, geógrafo e professor, explicou o motivo do tempo oscilar na cidade com períodos quentes e outros mais frios. Segundo ele, julho de 2023 é o mês mais quente já registrado na história pela ciência. “Esse registro é feito por satélites desde 1979 e nunca tivemos um ano tão quente”, disse. A média da temperatura da terra, em geral, nos últimos 50 anos, é de 15ºC.

O geógrafo aponta que o aquecimento ocorre devido a intervenções humanas e a atuação do El Niño, no qual a temperatura do oceano pacífico aumenta 4ºC. “Além disso, o Atlântico Norte também está mais quente”, explicou. “Por isso, vamos ter inverno, uma primavera e um verão mais quente do que o normal com chuvas mais intensas”, acrescentou.

Com informações de Larissa Ricci

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.