A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em ação conjunta com a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) desarticularam um grupo criminoso suspeito de causar prejuízos superiores a R$ 16 milhões em furtos e roubos de painéis solares. No total, foram executados sete mandados de prisão preventiva nos estados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Roraima e São Paulo.
As forças policiais realizaram o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Brejo Alegre (SP), Araçatuba (SP), Dourados (MS) e Uberaba (MG). Foram apreendidos veículos de luxo, caminhões, além de objetos e documentos que serão analisados pela equipe responsável pela investigação.
Entre os indivíduos detidos estão motoristas encarregados do transporte das cargas, bem como os principais articuladores, responsáveis tanto pelo planejamento quanto pelo apoio logístico e financeiro. A investigação abrangeu toda a estrutura criminosa.
A operação Blackout foi realizada em conjunto com a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, por meio do projeto M.O.S.A.I.C.O, promovendo a integração entre as forças policiais.