Ouvindo...

Betim aplica vacinas contra meningite e HPV em adolescentes neste sábado (17)

Doses serão ofertadas no Monte Carmo Shopping; Vacimóvel também atenderá a população no bairro Cruzeiro

Cobertura das vacinas contra a meningite e o HPV está abaixo da meta em Betim

A Prefeitura de Betim irá aplicar doses das vacinas do papilomavírus humano, que protege contra o HPV, e a meningocócica ACWY, que protege contra a meningite, em adolescentes de 9 a 16 anos, neste sábado (17). As duas vacinas fazem parte do calendário de vacinação e estão com baixa cobertura no município.

Um posto volante vai ser montado no Monte Carmo Shopping, no bairro Ingá Alto. Os imunizantes serão aplicados de 10h às 17h. Também serão oferecidas vacinas contra a covid-19, para o público acima de 18 anos, e a contra a influenza, para pessoas acima dos seis meses de idade.

O Vacimóvel também atenderá neste sábado. O veículo vai estar em frente à Escola Estadual Vera Maria Rezende, na rua Porangaba, 700, no bairro Cruzeiro. Pessoas acima de 12 anos poderão se vacinar contra a covid-19, meningite e influenza, conforme o esquema de cada imunizante.

Baixa cobertura

Segundo um levantamento do município, a cobertura vacinal dos dois imunizantes está abaixo da meta, estipulada em 90%. No primeiro trimestre de 2023, apenas 57,7% do público-alvo tomou a vacina contra o HPV e 57,3% recebeu a vacina meningocócica.

“A vacinação é a principal forma de proteção contra doenças imunopreviníveis. Nosso objetivo é incentivar a população a se imunizar, levando informação e quebrando o estigma de que as vacinas não são seguras. Os imunizantes ofertados pelo SUS passam controle rigoroso de produção e, antes de ter o uso autorizado, passam por análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por isso, convidamos pais, responsáveis e os adolescentes para fazer a atualização vacinal,” explica o diretor operacional da Saúde, Nilvan Baeta.

Vacinas estão disponíveis nas UBSs da cidade

A população também pode receber os imunizantes nas 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Eles são oferecidos de segunda a sexta, das 8h às 17h.

A vacina contra a meningite está disponível para os adolescentes de 11 a 14 anos. Até o dia 30 de junho, pessoas de 15 e 16 anos também poderão se imunizar. A vacina protege contra meningites e infecções causadas por bactérias meningococos dos tipos A, C, W e Y.

Já o imunizante contra o papilomavírus humano (HPV) protege os adolescentes do papilomavírus humano, que está associado ao desenvolvimento dos cânceres de colo de útero, pênis e reto. O imunizante está disponível no SUS para pessoas de 9 a 14 anos e deve ser aplicadas duas doses, com seis meses de intervalo.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.