Ouvindo...

Previsão do tempo: quarta será de céu nublado e não deve chover em Minas

Tempo fica instável nas cidades do Sul de Minas Gerais com ventos fracos a moderados

A previsão do tempo para esta quarta-feira (10) em Minas Gerais será de frio devido a passagem de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste do Brasil, na altura do litoral paulista e litoral fluminense, o que contribui para aumentar a instabilidade no tempo no Sul do estado. Os ventos têm intensidade moderada a forte e as temperaturas ficam entre a mínima de 11°C e a máxima em torno dos 34°C.

No Sul de Minas, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) pode chover forte. Muitas nuvens sobre a faixa Leste do estado, por causa dos ventos marítimos carregados de umidade que chegam do mar, mas não há previsão de chuva. Em Belo Horizonte, a quarta-feira será de céu nublado com temperaturas entre a mínima de 16°C e a máxima de 28°C.

Frio

A temperatura mais baixa registrada em Minas Gerais foi de 5,8°C, no dia 21 de abril, em Maria da Fé, no Sul do estado. Na capital mineira, o dia mais frio do ano foi em 21 de abril, e a temperatura mínima chegou aos 13,2°C na estação automática de Cercadinho/BH.

Em maio, começa o período seco em Minas Gerais, as chuvas são escassas e normalmente associadas a passagem de frentes frias. Há predomínio de céu claro (ausência de nuvens), o que favorece para grande amplitude térmica diurna, ou seja, maior diferença entre a temperatura máxima e a mínima em todo o estado.

Na faixa Leste, o transporte de umidade de origem oceânica, combinado com as temperaturas amenas da manhã, faz com que a formação de nevoeiro seja recorrente ao amanhecer. As massas de ar frio passam a chegar no estado com intensidade moderada a forte, provocando declínio acentuado das temperaturas de um dia para outro, permanecendo temperaturas amenas por dias consecutivos. Nessas ocasiões, normalmente ocorre formação de geada nas regiões serranas do Sul de Minas.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022
Leia mais