Ouvindo...

Adolescente morre esperando ambulância do Samu, e mãe denuncia ‘deboche’ de atendente

Atendente teria perguntado se equipe deveria “arremessar paciente para fora da ambulância” para atender jovem; Marcelo tinha asma e jogava no Nacional de Uberaba

Marcelo era jogador das categorias de base do Nacional Futebol Clube, do Uberaba

Um jovem de 13 anos morreu no último sábado (29) em Uberaba, no Triângulo Mineiro, enquanto aguardava transferência para o Hospital das Clínicas da cidade. A mãe do estudante afirma que foi atendida pelo Samu em tom de deboche. A Polícia Civil investiga o caso.

De acordo com o boletim de ocorrência, Marcelo Gabriel Aparecido Dias Silva, de 13 anos, sofria de bronquite e asma. Ele foi levado pela mãe para o Hospital da Criança por volta das 18h de sexta-feira (28), queixando-se de falta de ar. O jovem também era jogador das categorias de base do Nacional Futebol Clube, do Uberaba. No hospital, a criança foi tratada com bombinhas de asma, recebeu a prescrição para Celestamine e recebeu alta na sequência.

Na manhã de sábado (29), Marcelo voltou ao Hospital da Criança sentindo muito cansaço e dificuldade de respirar. Após passar por um raio-x, o jovem foi diagnosticado com pneumonia e foi internado. De acordo com a ocorrência, o jovem recebeu oxigênio e vários medicamentos, já que reclamava de dores nas costas.

Resposta irônica do Samu

Após a saturação do oxigênio cair para 86%, a médica do plantão informou que Marcelo precisaria ser transferido para o Hospital das Clínicas da cidade. O problema é que o Samu exige que pacientes neste tipo de situação sejam intubados antes da transferência e o equipamento do Hospital da Criança estava estragado. De acordo com a ocorrência, o processo de oxigenação do jovem foi feito manualmente

Aos policiais, a mãe relatou ter entrado em contato com o Samu para pedir a transferência do filho, que estava com o estado de saúde “extremamente delicado” e em uma unidade de saúde sem os equipamentos necessários. Segundo a ocorrência, a atendente do Samu relatou à mãe de Marcelo que não havia nenhuma viatura disponível, já que a última havia saído para atender uma vítima de acidente de trânsito.

A mãe afirma que a atendente do Samu agiu com deboche e perguntou se “era para a equipe arremessar o socorrido para fora da ambulância” para poder atender o jovem. Pouco depois, uma médica do Samu entrou em contato com o hospital para informar que Marcelo só seria transferido se estivesse entubado, mas, momentos depois, entrou em contato novamente para avisar que a ambulância havia apresentado defeito nos freios. Marcelo não resistiu e morreu no início da noite de sábado (29).

Repercussão

Marcelo Gabriel Aparecido Dias Silva foi sepultado no último domingo (30) no Cemitério São João Batista. O Nacional, time em que jogava Marcelo, lamentou a morte do jovem pelas redes sociais, afirmando que ele era “um atleta muito querido, educado e simpático que tinha admiração e carinho de todos dentro do clube”.

Em nota, a Polícia Civil informou que instaurou um inquérito para apurar a causa da morte do jovem e que vai ouvir os envolvidos nos próximos dias.

A Prefeitura de Uberaba informou, em nota, que abriu um procedimento para apurar a morte do adolescente. A conduta do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também vai ser investigada pela Secretaria de Saúde. O Executivo também informou ter solicitado a apuração do caso à Promotoria de Saúde e à Polícia Civil, e disse estar à disposição das autoridades.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.