Ouvindo...

Prefeitura de BH afirma que compra de inseticida para combater dengue, zika ou chikungunya está ‘finalizada’

Até a chegada do inseticida, outras ações de prevenção são realizadas em Belo Horizonte

Até a chegada do inseticida outras ações de prevenção são realizadas em Belo Horizonte

Belo Horizonte está há pelo menos três semanas sem o inseticida que combate o mosquito causador de dengue, zika e chikungunya. Nesta sexta-feira (28), no entanto, a prefeitura da capital informou que o processo de compra do inseticida já foi finalizado e a Secretaria Municipal de Saúde aguarda o envio pelo fornecedor.

No dia 13 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde havia informado, por meio de nota, que aguardava o envio de novas remessas, por parte do Ministério da Saúde, e que um processo de compra do produto estava em andamento.

Até a chegada do inseticida para devida aplicação, a prefeitura ressalta que outras ações de prevenção e combate são realizadas, como vistoria dos imóveis, uso de drones para aplicação de biolarvicida, mutirão de limpeza e monitoramento das ovitrampas.

“Cabe ressaltar, ainda, que a aplicação de inseticida é uma atividade complementar realizada para o bloqueio de transmissão de casos suspeitos de dengue, zika ou chikungunya, seguindo critérios técnicos”, explica a prefeitura.

Leia mais:

Falta inseticida para combater mosquito da dengue, zika e chikungunya em Belo Horizonte

Medidas simples também podem e devem ser tomadas pela população para evitar aumento de casos e proliferação do mosquito. Uma das mais importantes é não deixar água parada em qualquer tipo de ambiente.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022