A Prefeitura de Belo Horizonte ampliou os dias disponíveis para agendar teleconsultas no Sistema Único de Saúde (SUS) da capital. A partir desta quarta-feira (26), os belo-horizontinos também poderão marcar consultas para as quartas-feiras e quintas-feiras.
As teleconsultas foram uma medida tomada pela PBH para diminuir a pressão no sistema de saúde devido ao aumento nos números de casos de dengue, chikungunya, zica e de doenças respiratórias. Os atendimentos eram feitos apenas nas segundas e terças-feiras.
Leia mais:
Recentemente, a secretaria de saúde de Belo Horizonte divulgou dado que mais de um terço dos pacientes que marcaram faltaram ao atendimento.
Ao todo, foram ofertados 487 atendimentos, e 225 usuários passaram efetivamente pelas teleconsultas. Segundo o órgão, desde 15 de abril, das 500 consultas agendadas, 130 foram desperdiçadas por pessoas que não compareceram ao atendimento.
De acordo com o gerente da rede ambulatorial especializada da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, Mateus Figueiredo, este cenário gera grandes prejuízos para a comunidade.
“Há principalmente o prejuízo assistencial, porque a pessoa que marca, não entra para o teleatendimento e também não cancela, tira o direito de uma outra pessoa que, de fato, está precisando da consulta”, informa.