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Dados levantados pela Itatiaia junto com prefeituras e jornais locais mostram que o valor de uma passagem de ônibus de Belo Horizonte é suficiente para comprar duas passagens simples em Recife (PE) e Brasília (DF), restando ainda até R$ 1 de troco. Confira o ranking:
Belo Horizonte (MG): R$ 6,00
Porto Velho (RO): R$ 6,00
Curitiba (PR): R$ 6,00
Florianópolis (SC): R$ 6,00
Boa Vista (RR): R$ 5,00
Cuiabá (MT): R$ 4,95
Salvador (BA): R$ 4,90
Porto Alegre (RS): R$ 4,80
João Pessoa (PB): R$ 4,70
Campo Grande (MS): R$ 4,65
Fortaleza (CE): R$ 4,50
Aracaju (SE): R$ 4,50
Vitória (ES): R$ 4,50
São Paulo (SP): R$ 4,40
Goiânia (GO): R$ 4,30
Rio de Janeiro (RJ): R$ 4,30
São Luís (MA): R$ 4,20
Belém (PA): R$ 4,00
Teresina (PI): R$ 4,00
Natal (RN): R$ 4,00
Palmas (TO): R$ 3,85
Manaus (AM): R$ 3,80
Macapá (AP): R$ 3,70
Rio Branco (AC): R$ 3,50
Maceió (AL): R$ 3,35
Recife (PE): de R$ 2,70 a R$ 4,10
Brasília (DF): de R$ 2,50 a R$ 5,00
O valor diário pago a mais pelos passageiros do transporte público de Belo Horizonte é
Falta subsídio
O presidente executivo do Sindicato das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), Raul Lycurgo, explica que o sistema de transporte público da capital é pago apenas pelos passageiros que entram nos ônibus, ao contrário do que é feito nas principais cidades do mundo.
“O sistema hoje é rateado entre os usuários, ou seja, ele está a disposição de todos mas só quem sobe no ônibus paga. Dessa forma, todas as gratuidades são custeadas pelos passageiros. Esse sistema não é usado em boa parte do mundo desde os anos 1990. Em Paris, 60% do custo do transporte é pago pelo poder público. Em Praga, na República Checa, o percentual sobe para 75%.”
Lycurgo esclarece que algumas das capitais só cobram passagens mais baratas por conta dos subsídios repassados pelo poder público. O presidente do Setra-BH esclarece que, apesar do preço da passagem estar subindo de R$ 4,50 para R$ 6, o preço médio da tarifa em Belo Horizonte, contando gratuidades, cai para R$ 3,20.
“Em São Paulo há um subsídio de R$ 7,4 bilhões em 2023. Eu entendo que o sistema de transporte na capital paulista é muito maior que o nosso, mas em Brasília, onde os números são mais parecidos, o poder público deve repassar R$ 1,4 bilhão em 2023. O próprio secretário de mobilidade do Distrito Federal já afirmou que, sem o auxílio tarifa, a passagem seria de quase R$ 10.”
Para o presidente do Setra-BH, o
Polêmica no transporte público
A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, nesta quarta-feira (19), que a
Após o anúncio, o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (sem partido) disse em nota que o
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Belo Horizonte e com a Setra e aguarda retorno.