Ouvindo...

Escolas estaduais de Minas abrem 100 mil vagas para o programa “Reforço Escolar 2023”

Estudantes da rede pública estadual podem se inscrever até quarta-feira (19) no programa com aulas de reforço em Português e Matemática

A Secretaria Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais está com inscrições abertas para o programa “Reforço Escolar 2023". São mais de 100 mil vagas abertas para os alunos da rede estadual distribuídas entre quatro mil turmas. As inscrições se encerram nesta quarta-feira (19).

As aulas começam nesta quinta-feira (20) para as turmas dos anos iniciais (2° ao 5° ano) e finais (6° ao 9° ano) do ensino fundamental e todas do ensino médio (1°, 2° e 3° anos). A partir da lista de alunos interessados, os gestores das escolas irão encaminhar para os pais ou responsáveis um documento que deve ser assinado para autorizar a participação dos estudantes no projeto.

O programa “Reforço Escolar 2023" tem o objetivo de melhorar o desempenho acadêmico dos alunos da rede pública estadual de Minas Gerais. As aulas terão uma metodologia diferente e personalizada de acordo com a necessidade de cada aluno. De acordo com a Secretaria de Educação, os estudantes que participam do projeto possuem um rendimento melhor em matemática e português, se comparado aos que não participam.

Em 2021, cerca de 80 mil estudantes se inscreveram no programa. Já em 2022, cerca de 90 mil estudantes participaram da iniciativa.

Horário das Aulas

As aulas do Reforço Escolar acontecem fora do horário regular. Durante a semana, os estudantes terão 4 horas de aulas, sendo 2 horas de aula de português e 2 horas de aula de matemática.

Os alunos que estiverem matriculados no turno matutino vão participar das aulas à tarde ou no 6° horário, logo em seguida do turno regular. Para o ensino médio, os estudantes do 1° e 2° anos serão atendidos no contraturno, e os do 3° ano terão o reforço no 6° horário. O horário pode mudar em situações espaciais, considerando a disponibilidade de salas e transporte escolar.

* sob supervisão de Enzo Menezes

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Leia mais