O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) do Instituto Estadual de Educação de Minas Gerais (IEMG), na região Centro-Sul de Belo Horizonte, atingido por um incêndio na manhã desta quarta-feira (22), estava aprovado, mas em processo de regulamentação. Essa foi a informação divulgada pelo Corpo de Bombeiros.
O órgão explicou que, para que haja a regularização, é necessário que a edificação tenha o AVCB - documento que certifica que uma edificação cumpra com todas as medidas de segurança contra incêndio e pânico para o seu funcionamento.
“O IEMG está em processo de regularização. Dessa forma, a edificação possui projeto aprovado e os ajustes ainda estavam sendo feitos, o que não impede o funcionamento do local”, informou.
No fim da manhã, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) informou que subiu 36 o número de pessoas socorridas para o Hospital Pronto-Socorro João XXIII, na mesma região. Nenhuma das vítimas está em estado grave. Representantes da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) visitaram crianças hospitalizadas.
As aulas foram suspensas por tempo indeterminado. “Todos os estudantes e servidores foram evacuados em segurança do prédio. Ninguém se feriu gravemente, mas alguns estudantes inalaram fumaça e foram atendidos prontamente por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e receberam assistência da equipe da Secretaria de Estado de Educação”, disse a pasta.
Confira a nota na íntegra
Sobre o incêndio que atingiu uma sala do Instituto de Educação de Minas Gerais, em Belo Horizonte, na manhã desta quarta-feira (22/3), a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que a situação foi controlada imediatamente pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Todos os estudantes e servidores foram evacuados em segurança do prédio. Ninguém se feriu gravemente, mas alguns estudantes inalaram fumaça e foram atendidos prontamente por equipes do SAMU e recebem assistência da equipe da Secretaria de Estado de Educação.
A perícia para identificar as causas do incêndio será realizada pela Polícia Civil e os danos estruturais ainda serão mensurados. As aulas foram suspensas até a garantia do retorno de funcionários e alunos com segurança. A SEE/MG e a Superintendência Regional de Ensino Metropolitana A, responsável pela coordenação da escola, estão acompanhando de perto a situação e prestando todo o apoio à comunidade escolar.
Tombado
Construído em 1897, o prédio do Instituto de Educação de Minas Gerais foi tombado em 1982, devido a importância histórica e arquitetônica.
Conforme informações do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício começou a ser construído em 1897, quando foi destinado a abrigar o Ginásio Mineiro que se transferia de Ouro Preto para a Nova Capital. ~Inaugurada em 1906, a escola é a maior instituição de ensino de Minas.
Leia mais: