A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) concluiu nesta sexta-feira (17), junto com as polícias Militar e Civil, a operação de fiscalização na região nordeste de Minas Gerais. A ação foi teve foco no desmatamento nos municípios de Teófilo Otoni, Malacacheta, Novo Cruzeiro, Itaipé, Ladainha, Poté e Cutuji. Os dados iniciais já somam um valor aproximado de R$ 15 milhões só em multas.
Até o início de hoje, 71 locais já tinham sido fiscalizados e verificados com supressão irregular de vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica em uma área total de 665,59 hectares.
Os fiscais também encontraram e apreenderam 25.489,69 metros cúbicos de lenha, 361 metros de carvão e um trator, além de dois papagaios Chauá em cativeiro irregular apreendidos em uma casa próxima aos alvos da fiscalização.
As ações contaram com nove equipes e a identificação dos alvos foi realizada com intermédio do cruzamento de dados de monitoramento da vegetação feito pelo Instituto Estadual de Florestas, o Programa Brasil M.A.I.S, Fundação SOS Mata Atlântica e MapBiomas.
(Sob supervisão de Mariana Cavalcanti)
Fonte: Agência Minas