Ouvindo...

Ação da Semad com polícias Militar e Civil em combate ao desmatamento tem multas que superam R$15 milhões

Até o início de hoje, 71 locais já tinham sido fiscalizados e verificados com supressão irregular de vegetação nativa

A Mata Atlântica é a principal formação vegetal do Parque Estadual Serra do Brigadeiro

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) concluiu nesta sexta-feira (17), junto com as polícias Militar e Civil, a operação de fiscalização na região nordeste de Minas Gerais. A ação foi teve foco no desmatamento nos municípios de Teófilo Otoni, Malacacheta, Novo Cruzeiro, Itaipé, Ladainha, Poté e Cutuji. Os dados iniciais já somam um valor aproximado de R$ 15 milhões só em multas.

Até o início de hoje, 71 locais já tinham sido fiscalizados e verificados com supressão irregular de vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica em uma área total de 665,59 hectares.

Os fiscais também encontraram e apreenderam 25.489,69 metros cúbicos de lenha, 361 metros de carvão e um trator, além de dois papagaios Chauá em cativeiro irregular apreendidos em uma casa próxima aos alvos da fiscalização.

As ações contaram com nove equipes e a identificação dos alvos foi realizada com intermédio do cruzamento de dados de monitoramento da vegetação feito pelo Instituto Estadual de Florestas, o Programa Brasil M.A.I.S, Fundação SOS Mata Atlântica e MapBiomas.

(Sob supervisão de Mariana Cavalcanti)

Fonte: Agência Minas

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.