Entre quinta-feira (16) e sábado (18), mais de 30 mil pessoas devem chegar a Belo Horizonte pelo Terminal Rodoviário. O número é 10% menor do que o registrado em 2020, mas a diretora executiva da rodoviária de BH, Vanessa Costa, acredita que muitas pessoas devem comprar passagens de última hora, aumentando exponencialmente a quantidade de turistas na capital mineira.
“O que a gente tem percebido é que os passageiros estão deixando para adquirir as passagens um pouco mais próximo do evento. A gente ainda tem expectativa de que esse número vai crescer. Por isso, a gente fez um reforço na parte da segurança e limpeza”, explica.
O alto número de turistas na capital mineira também é sentido por representantes do setor hoteleiro. Em BH, hotéis e hostels já estão praticamente lotados. A maioria dos hóspedes vem do Sudeste e Sul do Brasil, além das cidades do interior de Minas Gerais.
“Está vindo muita gente do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Rio Grande do Sul e de alguns estados do Nordeste e, claro, alguns turistas estrangeiros. A repercussão e o apoio da mídia divulgando o carnaval de Belo Horizonte está muito boa. E a tendência é aumentar os turistas porque muitas cidades do interior cancelaram o carnaval e já estão mandando os turistas para nossa cidade” explica Paulo Cesar Pedrosa, Presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de BH e Região Metropolitana (SindiHBaRes).
A proprietária de um hostel em Belo Horizonte, Silmara Oliveira, acredita que a maior procura vem de mineiros do interior. Segundo ela, moradores de cidades que ficam no entorno de BH são os que mais procuram hostels para passar o feriado de Carnaval, a fim de não ter que dirigir de volta para casa.
“Cidade de Minas como Montes Claros e Governador Valadares a gente recebe muito aqui, mas também do entorno de BH, como João Monlevade e cidades que ficam cerca de duas ou três horas daqui”.
Estrangeiros
Assim como Paulo Cesar, representantes dos hostels de Belo Horizonte também não tem visto um movimento grande de estrangeiros para o Carnaval. Apesar disso, alguns turistas de fora do Brasil escolheram BH como destino. É o que explica o proprietário de uma rede de hostels, Flávio Sifuentes.
“Para esse ano nós estamos observando um perfil de hóspede que vem principalmente do Sudeste e interior de Minas, mas tem muito pouco estrangeiro vindo para o hostel. O que a gente notou como curiosidade é que nas semanas que antecedem o Carnaval tivemos buscas de estrangeiros vindo da França, Itália e Argentina”.