Ouvindo...

Fã do Carnaval de BH cria mapa interativo para encontrar bloquinhos; conheça o ‘Vou pro Bloco’

Gabriel Lomasso criou um mapa e uma planilha com informações de todos os blocos do Carnaval de BH

Carnaval de BH deve ter mais de 500 blocos

Com mais de 500 desfiles de blocos de rua neste carnaval, nem os foliões mais animados de Belo Horizonte conseguiriam conferir todas as atrações programadas para os dias da festa aqui na cidade. Por isso, o melhor é se planejar com antecedência: tem blocos para todos os gostos musicais, idades e em várias partes da cidade.

O Carnaval de Belo Horizonte começou, oficialmente, no dia 4 de fevereiro e deve terminar no dia 26 de fevereiro.

Foi pensando nisso que o publicitário Gabriel Lomasso criou um mapa interativo com a localização de todos os blocos da cidade.

“A ideia nasceu da paixão pelo Carnaval e de querer mostrar para as pessoas, tanto de quem vem para BH quanto de quem é de BH, como que os blocos, que são mais de 500, estão realmente divididos pela cidade inteira. Nasceu nessa vontade de mostrar e das pessoas também me perguntarem sobre isso, quais blocos têm nas regiões mais afastadas do Centro, quais blocos têm em determinados bairros, onde são os blocos… É uma forma de ajudar a gente a turistar pro BH e encontrar os blocos ali em cada região”.

Projeto Vou pro Bloco

Antes do mapa, Gabriel já era o responsável por uma planilha que circulava, desde 2018, com informações sobre os blocos de BH. Neste carnaval, ela foi incrementada com informações sobre os ensaios, que começaram ainda no ano passado – e fez sucesso nas redes.

No mapa, o cuidado de Gabriel foi em colocar as informações mais buscadas por quem o procurava. Além das informações como horário e local, tanto o mapa quanto a planilha mostram quais blocos são mais adequados para cada tipo de público.

“O mapa e a planilha mostra o local de saída dos blocos, onde acontece a concentração deles. Consegue filtrar também por dia, clicando no pinzinho de um bloco lá, dá para encontrar qual bloco que é, o horário, o endereço certinho, e se ele é um bloco é indicado para crianças, animais, se é um bloco LGBT friendly”.

Pra acessar a ferramenta – que foi feita por meio do Google Maps - é só entrar no perfil “Vou pro bloco”, no Instagram. Os links para o mapa, a planilha e também para uma playlist de carnaval estão disponíveis por lá.

Ana Luiza Bongiovani é jornalista e também graduada em direito. É repórter da Itatiaia.