Ouvindo...

Morre Frei Chico, frade franciscano que dedicou 40 anos de serviço à Minas Gerais

Frei Chico era natural da Holanda e dedicou mais de 40 anos a estudos e incentivos culturais no Vale do Jequitinhonha, em MG

Frei Chico é conhecido por seus trabalhos culturais no Vale do Jequitinhonha

O frei Francisco van der Poel, mais conhecido como Chico, morreu na manhã deste sábado aos 83 anos. Natural da Holanda, o frei franciscano dedicou mais 40 anos a pesquisa e tradição cultural do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

A prefeitura de Araçuaí, cidade onde o religioso passou boa parte de sua vida decretou três dias de luto. Ele teria falecido devido a uma meningite, após ficar internado no Hospital Madre Tereza, em Belo Horizonte.

“Frei Chico “prestou inestimáveis serviços ao município de Araçuaí e ao Vale do Jequitinhonha tendo exercido a missão de vida dedicada à promoção da Cultura Popular de Araçuaí, do Vale do Jequitinhonha e de seu povo”, afirma o prefeito de Araçuaí, Tadeu Barbosa, em nota de pesar.

História

Durante período em que foi pároco da Diocese de Araçuaí, Frei Chico escreveu mais de 15 mil páginas sobre a cultura do Vale do Jequitinhonha, especialmente sobre a relação da população com a fé e espiritualidade. Ele também lançou o Dicionário da Religiosidade Popular: Cultura e Religião no Brasil e outros 5 livros de cultura popular.

Frei Chico foi o fundador do Coral Trovadores do Vale, em Araçuaí, e incentivou a criação da festa da Irmandade dos Homens Pretos do Rosário de Araçuaí. Ele era membro do corpo docente do Instituto Jung, em Belo Horizonte e do Conselho do Centro da Memória da Medicina, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Além disso, Frei Chico fez parte do corpo docente do Instituto Santo Tomás de Aquino e participou da Comissão Mineira do Folclore e do Histórico e Geográfico de Minas Gerais e da Ordem dos Músicos do Brasil.

O religioso era formando em Teologia, em uma universidade holandesa, e tinha licenciatura em filosofia pela Universidade Federal de São João del Rei.

O sepultamento do Frei Chico vai ser em Araçuaí, no cemitério da Irmandade do Rosário.