Ouvindo...

Chega a 1.500 o número de casas em vilas e favelas de BH localizadas em áreas de risco: ‘pegando com Deus’

São 300 residências a mais conforme relatório divulgado pela Urbel

São 300 residências a mais conforme relatório divulgado pela Urbel

A companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel) identificou 1.500 imóveis em áreas de risco em vilas e favelas de Belo Horizonte neste início de 2023. Na comparação com o balanço de dezembro de 2022, são 300 imóveis a mais nessas condições. Em comparação com o mês de dezembro teve uma alta de 25%.

Em 2022, o Programa Estrutural em Área de Risco que atua na prevenção de acidentes provocados por deslizamentos de terra, desabamentos e inundações também registrou um aumento no número de vistorias. O número saiu de 1.880 em 2021 para 2.438 em 2022, um avanço de quase 30%.

A diretora de Áreas de Risco e Assistência Técnica da Urbel, Isabel Volponi, explica que a maior dificuldade é a manutenção do trabalho já que muitas áreas voltam a ser ocupadas novamente.

“Muitas vezes as remoções definitivas, que são localizadas nessas áreas, você tem um processo de reocupação. Então, assim, você às vezes conscientiza a população, mas uma nova população chega e ocupa indevidamente aquelas áreas, áreas que nós já fizemos remoções de risco que são reocupadas.”

Com a chuva dos últimos dias, o solo está encharcado, o que aumenta a possibilidade de deslizamentos de terra em áreas de risco. Um morador do Morro das Pedras, região Oeste de BH, está apreensivo com a chuva dos últimos dias.

“O barranco está descendo. Está muito perigoso porque a gente tem medo, né? Não sabe se vai cair ou não”, relatou o morador Jova Ferreira Pedro.

“A gente fica meio assustado, né? Porque a gente já viu tragédia no lugar. Quando começa a chover muito forte, a gente já acorda e fica pegando com Deus e olhando a casa da gente como é que ela está", contou o morador Leonino Moreira Gomes.

Segundo a Urbel houve 368 remoções preventivas de pessoas em áreas de risco, de vilas e favelas de Belo Horizonte em 2022. Até o momento, 79 obras foram concluídas e outras 42 estão em andamento nessas localidades.

Quem identificar algum problema estrutural em imóveis ou terrenos pode procurar a Coordenadoria de Defesa Civil, pelo 199, ou acionar a Urbel entre 8h e 17h no 3277.6409.

Júlio Vieira é repórter da Itatiaia.