Ouvindo...

Greve do metrô de BH afeta pelo menos 30 mil passageiros

Informações da CBTU apontam que houve redução no atendimento de passageiros

Escala mínima causou redução de passageiros nas estações

Pelo menos 30 mil passageiros não estão sendo atendidos pelo metrô de Belo Horizonte. Dos 100 mil usuários que passavam pelas estações diariamente, apenas 74.911 mil foram atendidos na última segunda-feira (29) - primeiro dia útil de funcionamento dos trens após a definição da greve. As informações são da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Aos sábados, mais de 50 mil pessoas usavam o transporte. Porém, no último dia 27, apenas 23.057 mil passaram pelas estações. Aos domingos e feriados, cerca de 30 mil passageiros usavam o metrô da capital. Diferente do dia 28, quando 18.574 usaram o meio de transporte.

Atualmente, 60% dos trens funcionam nas estações da capital. Os horários de atendimento variam de acordo com a demanda. Entre 6h e 8h30 e 16h30 e 19h, os metrôs passam de 9 em 9 minutos em dias úteis. Nos demais horários, a espera pode chegar a 25 minutos.

Até 12h de sábado, os trens funcionam com intervalos de 20 minutos. Após esse horário, a distância é de 25 minutos. No domingo, o intervalo é fixo com intervalos de 32 minutos entre um trem e outro.

Última greve não cumpriu determinação

Na última greve, que durou 41 dias - entre 21 de março e 1º de maio -, os metroviários não cumpriram escala mínima exigida pelo TRT-MG. À época, foi determinado que os trens circulassem em horário de pico, de 5h30 às 10h e de 16h30 às 23h. No entanto, isso não ocorreu. Esta foi a greve mais longa da história de BH.

Entenda

Após aval do Tribunal de Contas da União (TCU), que aprovou por unanimidade o processo de desestatização da CBTU-MG na última quarta-feira (24), a categoria anunciou greve por tempo indeterminado.

“O TCU abriu as portas de vez para privatização do metrô e, consequentemente, a demissão dos trabalhadores concursados. Então os trabalhadores não têm mais nada a perder. Os cartazes já foram colocados nas estações avisando a população sobre a greve”, disse o Sindimetro-MG na ocasião.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.