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Filas gigantescas e tumulto marcam primeiro dia de ampliação dos coletivos em Belo Horizonte

Ao receber primeira parcela do subsídio, empresas devem oferecer 19 mil viagens por dia, ou 15% de aumento

Filas marcam primeiro dia da ampliação dos coletivos em Belo Horizonte

A Itatiaia percorreu estações de ônibus na manhã desta terça-feira (12), em Belo Horizonte, para verificar se o aumento de viagens prometido pelas empresas já pode ser sentido. Surpreendentemente, apesar das longas filas habituais, muitos passageiros afirmaram que o tempo de espera diminuiu.

“Esse agora, inclusive, chegou um pouco mais rápido. Durante o dia, normalmente, ele demora entre quatro e cinco minutos para chegar. Esse aí, provavelmente, deve ter chegado em dois, três minutos”, declarou à Itatiaia o passageiro Roberto Andrade que acrescentou, inclusive, que deve chegar ao trabalho um pouco mais cedo. “Ah, com certeza. Com esse tempo aí, a gente chega um pouco mais rápido.”

Entenda

A Prefeitura de Belo Horizonte confirmou na tarde de segunda-feira (11) que fez o repasse da primeira parcela do subsídio às empresas de ônibus, conforme prevê projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal. Ao todo, foram depositados R$ 94,3 milhões - sendo R$ 90 milhões para as empresas que operam as linhas convencionais e mais R$ 4,3 milhões para o transporte suplementar.

Com o pagamento, o número de viagens diárias na capital mineira aumentará em 15% - chegando a 19.200 a partir desta terça-feira (12). A lei que estabelece o pagamento do subsídio também prevê aumento de 30% nas viagens 15 dias depois do primeiro pagamento. Com isso, é esperado que no dia 27 de julho, o total de viagens diárias chegue a 21.700.

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, a fiscalização no cumprimento da lei ficará a cargo do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), em tempo real, e por fiscais que estarão nas ruas e terminais de ônibus.

Outra ferramenta criada por causa da nova legislação é um número de Whatsapp da Superintendência de Mobilidade (Sumob), em que os passageiros poderão enviar reclamações em tempo real sobre problemas ocorridos no sistema de transporte.

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