Ouvindo...

Passageiros de ônibus em BH podem fazer reclamações sobre problemas no transporte público pelo Whatsapp

Já está em funcionamento contato da Superintendência de Mobilidade que receberá problemas apontados por usuários

Passageiros poderão fazer reclamação de ônibus em tempo real

Quem anda de ônibus em Belo Horizonte ganhou mais uma opção para fazer suas queixas contra o sistema de transporte público. Entrou em funcionamento, nesta segunda-feira (11), um número de Whatsapp vinculado à Superintendência de Mobilidade (Sumob) - que substituiu a BHTrans - em que é possível reclamar, em tempo real, de problemas como atraso na chegada dos ônibus ou superlotação dos veículos, por exemplo.

A disponibilização do número de Whatsapp faz parte do acordo assinado entre a Prefeitura de Belo Horizonte, a Câmara Municipal e os representantes das empresas de ônibus que prestam serviço na cidade.

Essa é uma das contrapartidas assumidas pelos empresários para que pudessem ter acesso a um subsídio de mais de R$ 240 milhões. A primeira parcela foi depositada na conta das empresas nesta segunda-feira (11). Com isso, é esperado um aumento de 15% no número de viagens a partir de amanhã.

Reclamação sobre ônibus no Whatsapp

O número da Sumob para reclamações é o: (31) 98472-5715. Para enviar uma mensagem, basta salvar o contato na agenda do celular e procurar pelo contato no aplicativo Whatsapp.

Para enviar uma reclamação, é precisa saber informações básicas, como o número da linha, número do veículo, data e horário da ocorrência, além de um breve registro sobre o ocorrido.

As reclamações não geram um protocolo automático para que o passageiro possa acompanhar uma solução para o seu caso, mas ajudará a embasar um relatório mensal que ajudará na identificação de problemas, regiões onde isso ocorre com mais frequência e as ações para melhoria da qualidade do serviço.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.