De diferentes cores e tamanhos, os leques têm se tornado personagens cada vez mais comuns nos bloquinhos de Carnaval de todo o Brasil. O acessório se une aos confetes e serpentinas e se torna cada vez mais desejado pelos foliões que saem de casa para curtir a festa de rua.
O item é super prático em grandes aglomerações e altas temperaturas, usado para abanar e amenizar o calor. Outra vantagem do objeto é seu tamanho, o leque é um acessório portátil que geralmente cabe dentro de pequenas bolsas e doleiras.
Popular desde as civilizações mais antigas, hoje o leque de mão ganhou novos significados e se tornou mais do que um acessório de estilo. O item é tido como um símbolo de identidade entre a comunidade LGBTQIAPN+.
Em várias cidades pelo país, foliões empunham seus leques com as cores do arco-íris, as mesmas da bandeira do orgulho. A popularidade do objeto dentre o público queer veio do uso dos leques em tradicionais performances e apresentações de drags, já há muitos anos.
Além de toda cultura por trás dos leques, o acessório também é usado como percussão musical. O gesto de abrir e fechar o item faz um som alto e característico, principalmente quando feito coletivamente. As pessoas então costumam “bater” os leques conforme o ritmo das músicas tocadas, criando uma sonoridade única.
Agora que você já sabe todas as vantagens de adotar o leque como seu amigo durante o Carnaval só falta providenciar o seu e cair na rua.