O Carnaval, período festivo em todas as regiões do Brasil, pode ter uma convidada indesejada por muitos foliões neste ano: a chuva. As previsões climáticas em boa parte do país apontam chuvas, em geral isoladas e concentradas no período da tarde.
Cidades que são grandes nomes quando o assunto é destinos para se passar o Carnaval estão dentro da previsão. É o caso das capitais Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife, segundo a meteorologista Lady Custódio, do Inmet.
“Pode sim ter uma chuva mais isolada à tarde. Ao longo do dia, as temperaturas podem se elevar e aí, com a umidade, ter algumas chuvas isoladas durante a tarde. Mas em geral, o tempo é bom durante o dia inteiro”, disse a meteorologista nesta sexta-feira (13) em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.
Além das precipitações, a especialista prevê altas temperaturas, típicas do verão.
“Poderemos ter temperaturas um pouquinho mais elevadas em alguns pontos, principalmente no Rio de Janeiro. Na cidade, as temperaturas podem chegar a 36 graus”, acrescentou.
Veja previsão para outras regiões do Brasil
Sul
Nesta sexta-feira (13) o Inmet diz que há “perigo potencial de tempestade” em boa parte da região Sul e também no sul dos estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.
Entre Florianópolis, capital de Santa Catarina, e o litoral sul do Paraná são esperadas chuvas que podem ficar acima de 60 milímetros por hora (mm/h). A previsão se estende até o sábado de Carnaval (14).
Já no Rio Grande do Sul o tempo deve permanecer “um pouco mais estável”, principalmente na capital Porto Alegre.
Norte e Nordeste
O Inmet alerta para perigo de chuvas mais intensas em áreas do Amazonas (nas extremidades ao leste e oeste do estado), Pará (principalmente na faixa central), Maranhão, Tocantins (norte do estado), e Acre (parte noroeste). Nessas regiões, são esperados até 100 mm de chuva ao longo do dia, e ventos de até 100 quilômetros por hora (km/h).
No litoral do Nordeste, com exceção da Bahia, também são apontadas possibilidades de chuvas. Por lá, porém, as precipitações devem ter menor intensidade. São previstos, no máximo, 50 mm por dia e os ventos não devem passar de 60 km/h.
E o Carnaval de BH?
Após dias chuvosos, São Pedro resolveu colaborar: o tempo abre em Belo Horizonte, animando tanto quem vai cair na folia dos bloquinhos quanto quem quer curtir uma cachoeira na Região Metropolitana.
Esta sexta-feira (13) amanheceu com céu azul e algumas nuvens. De acordo com Lizandro Gemiacki, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ainda pode ocorrer precipitação fraca e localizada, com volumes que não chegam a 10 milímetros.
De sábado (14) a terça-feira (17), a estiagem está confirmada. A tendência é de tempo mais estável, com redução da nebulosidade e chance ainda menor de chuva.