Pelotão de drones inaugurado no carnaval de BH será unidade permanente da PM

Mais de 70 drones vão auxiliar os policiais durante o trabalho nos dias de folia, efetivo maior que em 2025, quando a tecnologia foi inaugurada

Foliões durante o Carnaval de Belo Horizonte

Um pelotão com 75 drones vai auxiliar o policiamento militar em Belo Horizonte durante o Carnaval. O efetivo, inaugurado no Carnaval de 2025 e ampliado em 2026, será uma unidade permanente da Polícia Militar. Os anúncios foram feitos pelo comandante geral da corporação, Coronel Frederico Otoni, nesta sexta-feira (13).

Os equipamentos estarão reforçados com reconhecimento facial, giroflex com sinal luminoso e alto falante, para ampliar a “ostensividade” e a “visibilidade”. “Tudo isso gera uma maior sensação de segurança para os foliões e lógico que também ajuda na prevenção a eventuais crimes”, disse Otoni.

Leia também

Ainda conforme o comandante geral, o militar poderá se comunicar por meio do drone. “Ele identificando algum ato suspeito, alguma situação que cabe alguma orientação, mesmo o policial militar que está operando de longe, pode fazer essa comunicação com o cidadão”, explicou.

Já o sistema de reconhecimento facial acoplado à câmera do drone vai conseguir identificar pessoas com mandado de prisão em aberto, por exemplo.

“Não só nos drones, mas nas câmeras de olho vivo, nós teremos também acoplado o nosso sistema de reconhecimento facial. Identificada a pessoa com o mandado de prisão em aberto, isso gera um alarme para nossa central, que comunica com o policial militar mais próximo desse cidadão para que ele possa fazer a prisão”, explicou.

De acordo com o Otoni, o efetivo de drones será adotado no dia a dia da corporação. “Logo depois do carnaval nós iremos começar a trabalhar com o que eu chamo de o primeiro pelotão de drone da polícia militar”, anunciou.

Ele explicou que a tecnologia já é usada, mas de forma eventual. “Nós teremos agora um pelotão dedicado exclusivamente ao uso de drones, e eles sairão diuturnamente para rua”, afirmou.

Sistema anti-drone e carro com câmeras

Outra tecnologia adotada no Carnaval 2026 é o sistema anti-drone. A tecnologia tem a capacidade de bloquear um drone não autorizado dentro daquele espaço que foi delimitado como área de segurança para operar.

“A gente tem um rastreador que tem a capacidade de identificar esse drone não autorizado, e nós temos equipamentos que possibilitam que esse drone capturado possa ser devolvido, digamos assim, para o operador dele”, contou.

De acordo com a Polícia Militar, um carro com oito câmeras acopladas também foi incluído no efetivo. “Aquele é um veículo que nós colocamos agora em teste para esse período do Carnaval. É um carro que eu digo que ele é do futuro que nós estamos trazendo para o presente”, afirmou.

As câmeras terão sistema de identificação visual, com reconhecimento de placas. “Ele tem uma capacidade também de ter um drone em cima dele para que possa ser operado durante o movimento do próprio veículo. Então, ele é um veículo que tem todas as tecnologias que nós utilizamos hoje acoplados”, explicou.

100% do efetivo

Durante o Carnaval, 100% do efetivo estará empregado no policiamento das ruas.

“Férias foram caçadas, toda a nossa tropa que está em formação acadêmica está empregada no Carnaval, efetivo da administração. Então, todo policial militar disponível estará sendo empregado em todo o estado de Minas Gerais no policiamento de Carnaval”, disse o comandante geral da corporação, Coronel Frederico Otoni.

Formado em jornalismo pela PUC Minas, foi produtor do Itatiaia Patrulha e hoje é repórter policial e de cidades na Itatiaia. Também passou pelo caderno de política e economia do Jornal Estado de Minas.
Jornalista formada pelo UniBH, é apaixonada pelo dinamismo do factual e pelo poder das histórias bem narradas. Com trajetória que inclui passagens pelo Sistema Faemg Senar, jornal Estado de Minas e g1 Minas, possui experiência em múltiplas plataformas e linguagens. Atualmente, integra a redação da Rádio Itatiaia, onde acompanha os principais acontecimentos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo

Ouvindo...