A Polícia Militar (PMMG) vai contar com o auxílio da tecnologia de reconhecimento facial para reforçar a segurança durante o Carnaval da Liberdade 2026, em Belo Horizonte. A estratégia prevê o uso de câmeras inteligentes para identificar e retirar de circulação pessoas com mandados de prisão em aberto.
Segundo o porta-voz da PM, capitão Rafael Veríssimo, a tecnologia será utilizada em diversos pontos da capital, principalmente nas áreas com maior concentração de foliões.
“A PM está preparada para o Carnaval da Liberdade 2026 e a tecnologia vai ser uma aliada estratégica da instituição. O reconhecimento facial permite mobilidade de instalação em diversos pontos, tanto em câmeras fixas, como as do Olho Vivo, quanto em estruturas móveis.”
Leia também:
Carnaval de BH: plataforma mostra interdições no trânsito em tempo real BH é o 2º destino mais procurado do país no Carnaval; busca por passagens tem alta de 20%
De acordo com o capitão, o sistema estará presente em todo o hipercentro de Belo Horizonte e em bairros onde ocorrerão eventos carnavalescos, além de ser utilizado em plataformas elevadas, carretas da PM, ônibus tecnológicos e drones.
“O reconhecimento facial tem essa capilaridade, podendo ser empregado por meio de drones, ônibus e carretas direcionados aos locais dos eventos, com a finalidade específica de identificar indivíduos com mandado de prisão em aberto.”
Ainda segundo a PM, a tecnologia não faz triagem por aparência, cor da pele ou etnia, sendo usada exclusivamente para localizar foragidos da Justiça.
“É uma tecnologia que não vai captar pessoas em atitude suspeita por cor, raça ou etnia, apenas indivíduos com histórico criminal e mandados em aberto.”
Para o Carnaval 2026, a Polícia Militar informou que 100% do efetivo estará disponível, tanto em Belo Horizonte quanto no interior do estado.
“Cem por cento do nosso efetivo estará empregado nesse contexto operacional, que envolve tanto o Carnaval da Liberdade, nos centros urbanos, quanto o Carnaval da Tranquilidade, em áreas turísticas, balneários, zonas rurais e rodovias estaduais e federais delegadas.”
A expectativa da corporação é reforçar a segurança diante do grande fluxo de foliões e turistas esperados na capital mineira durante os dias de festa.