Três décadas depois de supostamente ter atravessado os céus de Varginha e entrado para o imaginário popular brasileiro, o ET mais famoso do país desce agora às ladeiras de Olinda e ganha as ruas do Recife em ritmo de frevo. O personagem do episódio ufológico que projetou a cidade do Sul de Minas para o mundo ressurge em forma de boneco gigante, com cerca de quatro metros de altura e 20 quilos, para desfilar ao lado de ícones mineiros como Milton Nascimento e Pelé, na segunda (16) e na terça-feira (17) de Carnaval em Pernambuco.
A escultura integra o projeto Embaixada dos Bonecos Gigantes, idealizado pelo arquiteto Leandro Castro, que tem como proposta levar às ruas do Carnaval pernambucano personagens marcantes de diferentes regiões do país e do mundo. A criação do ET foi desenvolvida a partir de pesquisas sobre o caso registrado em 1996, em Varginha, no Sul de Minas.
ET de Varginha ‘reaparece’ no Carnaval de Recife e Olinda, trinta anos depois de ‘visitar’ MG
— Itatiaia (@itatiaia) February 12, 2026
📲Leia mais em https://t.co/wfIUf07qZP
📹 Rayllan Oliveira | Itatiaia pic.twitter.com/XB25Wa7xkl
“É um dos personagens mais queridos do acervo. As pessoas olham e logo falam: ‘É o ET de Varginha’. Minha filha é apaixonada por ele”, disse Castro. A filha do arquiteto foi uma das idealizadoras do boneco gigante. “Buscamos reportagens e relatos que foram divulgados por pessoas que teriam visto o ET. E, junto a isso, usamos a criatividade, que é a liberdade do artista”, acrescentou.
O ET de Varginha teria aparecido para três jovens em um terreno baldio do município mineiro, no dia 20 de janeiro de 1996. O caso rapidamente ganhou repercussão, como um suposto avistamento e captura de um extraterrestre. A história se espalhou com versões que afirmavam que militares teriam capturado o ser e o levado para exames, tornando-se parte do imaginário popular.
“Minas, assim como Pernambuco, é muito rica culturalmente. E promover a cultura nada mais é do que tornar essas histórias atuais. Por isso o boneco do ET de Varginha. É algo de Minas, mas que se tornou de todo o país também”, acrescentou o arquiteto.
O boneco gigante do ET de Varginha fica guardado no museu da Embaixada, na Rua do Bom Jesus, no Recife Antigo. Além dele, outras dezenas de bonecos, que homenageiam do papa Leão XIV ao ator Wagner Moura, ficam expostos para o público.
“Gosto muito dessa questão de alienígenas e achei um barato encontrar o ET de Varginha. Está muito parecido com os relatos que foram feitos, muito bonito”, disse o bancário mineiro Getúlio Carvalho, de 52 anos.
Serviço
A Embaixada dos Bonecos Gigantes desfila na segunda-feira (16), a partir das 9h, no Alto da Sé, em Olinda. Na terça-feira (17), o cortejo será a partir das 17h, na Praça Arsenal, em Recife.