Com o tema “De bike para o Futuro”, mais de 2 mil ciclistas descem pelas ladeiras da Região Centro-Sul de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (12), no
Vestido de surfista prateado, o designer gráfico Alexandre Fonseca Silva reforçou a importância da presença das bicicletas em Belo Horizonte, apesar das ladeiras.
“O Bloco da Bicicletinha está aí há dez anos colocando mobilidade na rua, que também é uma função: abrir espaço para o ciclista em Belo Horizonte. Aqui é lugar de andar de bike mesmo, apesar dos morros, apesar das pessoas falarem que bike não é bom em BH”, disse.
Os ciclistas devem percorrer cerca de 10 km até a dispersão, na Praça Rui Barbosa. Para uma das organizadoras do bloco, Lua Magalhães, de 35 anos, os foliões capricharam na caracterização conforme o tema.
“Eu estou adorando a vibe até agora. Dá pra ver que umas pessoas foram pro lado meio o mundo acabando, tem gente que tá vindo meio etérea, gente que tá sonhando com plantas, gente que tá sonhando com mais bicicleta no futuro, gente que tá de alienígena, então eu acho que está mostrando que as pessoas ainda têm esperança, mas nem todas”, afirmou.
Bloco da Bicicletinha
O bloco da Bicicletinha tem mais de 11 anos de tradição no Carnaval de Belo Horizonte. A concentração do cortejo ocorre às 20h na Avenida Carandaí com a Avenida Brasil, no bairro Funcionários, na Região Centro-Sul da cidade.
O desfile segue pelo Centro até a dispersão na Praça Rui Barbosa, às 2h. Agentes da BHTrans e Guarda Civil Municipal farão o acompanhamento e as intervenções nas vias próximas ao cortejo durante a passagem dos foliões e das bicicletas.
Neste ano, o cortejo desfila com o tema “De bike para o futuro”, numa mistura que reflete sobre sustentabilidade, qualidade de vida e mobilidade urbana.
Centenas de ciclistas-foliões compõem o bloco e descem as ladeiras da capital mineira em um movimento que marca os primeiros dias de Carnaval.
O cortejo é o maior bloco de bicicletas do Brasil e busca levar mobilidade ativa, empoderamento da cidade e a festa sobre duas rodas aos foliões.
Bikes sonorizadas, fantasias divertidas, música e muita zoação marcam o desfile. Neste ano, os ciclistas vão participar de um concurso de “Bici Sound System Alegórico”.
Para isso, os foliões fantasiam as bikes. Os ciclistas desfilam, ainda, com uma caixa de som conectada na Rádio Bicicletinha para garantir a música do cortejo.