Com a chegada do Carnaval 2026, o Ministério das Mulheres e a Caixa Econômica Federal estão ampliando ações de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres nesta época.
Como parte da iniciativa, mensagens alertando sobre o
Ministério das Mulheres divulga mensagem sobre assédio no Carnaval
“Carnaval é festa. Assédio é crime. Denuncia. Ligue 180. Urgência, ligue 190.”
Leia mais:
Bloco Chama o Síndico agita a multidão no Centro de BH nesta quarta (11); veja imagens Veja o que fica aberto e fechado durante o Carnaval de Belo Horizonte PBH anuncia aporte de quase R$ 500 mil para contratar catadores autônomos no Carnaval
A frase estará impressa nos bilhetes até o fim de fevereiro. A campanha nacional busca mobilizar os brasileiro e garantir que a folia seja um espaço de alegria, respeito e segurança para todas as mulheres.
‘Se liga ou eu ligo 180'
O Ministério das Mulheres também está promovendo a campanha “Se liga ou eu ligo 180" neste Carnaval, reforçando que importunação sexual é crime. A pasta do Governo Federal divulgou que a mobilização acontece em parceria com secretarias estaduais e municipais, contando com ações em blocos de rua e eventos oficiais.
A ação ainda conta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e concessionárias de rodovias, em parceria com o Ministério dos Transportes, ampliando a divulgação das mensagens de prevenção e denúncia nas estradas.
Como denunciar?
A Central de Atendimento a Mulher é um serviço que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. O Ligue 180 presta os seguintes atendimentos:
- Orientação sobre leis, direitos das mulheres e serviços da rede de atendimento (Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.;
- Informações sobre a localidade dos serviços especializados da rede de atendimento;
- Registro e encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes;
- Registro de reclamações e elogios sobre os atendimentos prestados pelos serviços da rede de atendimento.
A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer lugar do Brasil. Também é possível acionar o canal via chat no Whatsapp (61) 9610-0180. Em caso de emergência, acione a Polícia Militar, por meio do 190.