Ministério das Mulheres emite mensagem de alerta sobre assédio no Carnaval; confira

Texto alertando sobre o crime e como denunciar também está sendo impresso em bilhetes de loterias

Bloco Chama o Síndico em Belo Horizonte

Com a chegada do Carnaval 2026, o Ministério das Mulheres e a Caixa Econômica Federal estão ampliando ações de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres nesta época.

Como parte da iniciativa, mensagens alertando sobre o assédio estão sendo divulgadas em bilhetes emitidos nas casas lotéricas de todo o país e enviadas por mensagens no WhatsApp.

Ministério das Mulheres divulga mensagem sobre assédio no Carnaval

“Carnaval é festa. Assédio é crime. Denuncia. Ligue 180. Urgência, ligue 190.”

Leia mais:

A frase estará impressa nos bilhetes até o fim de fevereiro. A campanha nacional busca mobilizar os brasileiro e garantir que a folia seja um espaço de alegria, respeito e segurança para todas as mulheres.

‘Se liga ou eu ligo 180'

O Ministério das Mulheres também está promovendo a campanha “Se liga ou eu ligo 180" neste Carnaval, reforçando que importunação sexual é crime. A pasta do Governo Federal divulgou que a mobilização acontece em parceria com secretarias estaduais e municipais, contando com ações em blocos de rua e eventos oficiais.

A ação ainda conta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e concessionárias de rodovias, em parceria com o Ministério dos Transportes, ampliando a divulgação das mensagens de prevenção e denúncia nas estradas.

Como denunciar?

A Central de Atendimento a Mulher é um serviço que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. O Ligue 180 presta os seguintes atendimentos:

  • Orientação sobre leis, direitos das mulheres e serviços da rede de atendimento (Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.;
  • Informações sobre a localidade dos serviços especializados da rede de atendimento;
  • Registro e encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes;
  • Registro de reclamações e elogios sobre os atendimentos prestados pelos serviços da rede de atendimento.

A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer lugar do Brasil. Também é possível acionar o canal via chat no Whatsapp (61) 9610-0180. Em caso de emergência, acione a Polícia Militar, por meio do 190.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...