Um dos blocos mais tradicionais do Carnaval de Belo Horizonte, o Trema na Linguiça desfila neste sábado (31), na região Sul da capital. Criado em 2007 pela diretoria do Mackenzie Esporte Clube, o bloco reúne foliões de todas as idades e se consolidou como o bloco oficial dos bairros São Pedro e Santo Antônio.
Com mais de uma década de história, o Trema na Linguiça é considerado um dos pioneiros no resgate do carnaval de rua em Belo Horizonte, movimento que ajudou a transformar a festa da capital em uma das maiores do país. O cortejo costuma acontecer duas semanas antes do feriado oficial de carnaval e, em média, reúne cerca de cinco mil pessoas.
Leia também:
BH tem 500 blocos durante o período oficial do Carnaval 2026 Grupo ‘Arautos do Gueto’ leva projeto do Morro das Pedras para a folia de Belo Horizonte
O nome do bloco surgiu de forma bem-humorada, a partir da mudança na acentuação da palavra “linguiça” após o novo acordo ortográfico. A brincadeira virou marca registrada e ajudou a dar identidade ao Trema na Linguiça, que mantém até hoje o apoio do Mackenzie Esporte Clube.
O cortejo começa na rua Benvinda de Carvalho, no bairro Santo Antônio, e segue até o bairro São Pedro.
Serviço – Trema na Linguiça
Concentração: Rua Benvinda de Carvalho, 320 – Santo Antônio
Horário: a partir das 11h
Dispersão: Rua Major Lopes, 93 – São Pedro
Data: sábado, 31 de janeiro de 2026