Um dos blocos mais marcantes do Carnaval de Belo Horizonte, o Sagrada Profana desfila neste sábado (31), no bairro Santa Inês, na região Leste da capital. Formado exclusivamente por mulheres, o bloco reúne música, arte e manifestação política em um cortejo que tem concentração marcada para as 14h, na rua Vicente Risola.
Criado a partir do encontro entre musicistas, performers, artistas visuais, circenses, cantoras e arranjadoras, o Sagrada Profana nasceu com o objetivo de fortalecer a presença feminina na cena musical e artística. O bloco ganhou força no Carnaval de 2017 e, desde então, se consolidou como um espaço de protagonismo e visibilidade para mulheres.
Com figurinos em roxo e prata, o Sagrada Profana reúne anualmente cerca de 150 mulheres em alas de sopro, percussão, circo e canto, arrastando milhares de foliões pelas ruas de Belo Horizonte.
Leia também:
BH tem 500 blocos durante o período oficial do Carnaval 2026 Carnaval de BH 2026 terá 20% mais banheiros químicos para os foliões
O bloco levanta bandeiras ligadas a pautas urgentes, como o combate à violência contra a mulher, ao feminicídio, ao abuso sexual, à desigualdade social e profissional, além da luta contra o machismo, o racismo e a homofobia — violências que atingem de forma mais intensa mulheres negras e integrantes do grupo LBTI+.
O cortejo começa e termina na rua Vicente Risola, no bairro Santa Inês.
Serviço – Sagrada Profana
Concentração: Rua Vicente Risola, 1025 – Santa Inês
Horário: a partir das 14h
Dispersão: Rua Vicente Risola, 1419 – Santa Inês
Data: sábado, 31 de janeiro de 2026