A Prefeitura de Belo Horizonte inicia, nessa quinta-feira (22), as ações da campanha Carnaval é na Lata para preparar a cidade e garantir mais segurança aos foliões durante o período oficial da folia, de 31 de janeiro a 22 de fevereiro. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar comerciantes sobre a importância de priorizar a venda de bebidas e alimentos em recipientes que não ofereçam riscos e evitar o uso de materiais perfurocortantes, como garrafas de vidro.
Com isso, bares e restaurantes localizados nas principais vias e nas imediações dos trajetos dos blocos de rua receberão visitas da Fiscalização da Prefeitura, com abordagens educativas junto aos comerciantes. Além do tópico sobre os materiais, os comerciantes serão orientados sobre a realização de eventos sem licença, obstrução de calçadas, a vedação quanto à montagem de parklets operacionais nos dias de desfiles e a instalação de caixas de som no logradouro público.
Também são repassadas orientações sobre os procedimentos de segurança, como a não utilização de objetos pontiagudos ou cortantes no serviço de alimentos, a exemplo dos espetos, pratos ou copos de vidro.
As normas de licenciamento dos ambulantes para o
A campanha integra o programa Fiscalizar e Educar, que fortalece ações preventivas e educativas na cidade, com foco na promoção do bem-estar e da segurança da população. A iniciativa é inspirada no conceito de Cidades Educadoras, que reconhece BH como espaço de aprendizado coletivo e a educação como ferramenta para aprimorar a gestão pública.
Carnaval BH 2026
Neste ano, o Carnaval de Belo Horizonte acontece oficialmente entre 31 de janeiro e 22 de fevereiro. Além dos tradicionais blocos de rua, a programação da folia inclui desfiles das
A capital mineira, inclusive, já deu início à contagem regressiva para a festa. Um totem promocional com relógio eletrônico foi instalado pela Prefeitura da capital na Praça Rui Barbosa, em frente à Praça da Estação. O equipamento, com 4 metros de altura, permanecerá no local até o início da folia.
O