Ouvindo...

Blocos caricatos levam a tradição carnavalesca para a avenida dos Andradas em BH; veja fotos

Além dos blocos caricatos, as cinco escolas do Grupo de Acesso também desfilam na madrugada de terça-feira (4)

Os blocos caricatos são tradição em BH e representam a manifestação mais antiga do Carnaval na capital.

A avenida dos Andradas, na região Leste de Belo Horizonte, é palco dos desfiles das escolas de samba e dos blocos caricatos, tão tradicionais da capital mineira, que acontecem nesta segunda-feira (3).

Até o ano passado, os desfiles aconteciam na avenida Afonso Pena, no Centro de BH. A mudança foi um pedido dos próprios representantes das agremiações e atendidos pela Belotur. O novo espaço espera receber até mil foliões para acompanhar os desfiles que acontecem hoje e amanhã, terça-feira (4).

O bloco Afoxé Ilê Odara ficou responsável pela limpeza espiritual da avenida, rito de passagem para a abertura oficial dos desfiles, que foi uma homenagem aos Leões da Lagoinha — o mais antigo em atividade na capital mineira.

Leia também

O segundo mais antigo em atividade, e o vencedor do melhor samba enredo no Carnaval 2024, Aflitos do Anchieta, e Unidos da Zona Norte também embalaram o público.

Os blocos Por Acaso, Bacharéis do Samba, Mulatos do Samba, Corsários do Samba, União São João e Peróla Negra também desfilam.

Além dos blocos caricatos, ainda na madrugada de terça-feira, as escolas do Grupo de Acesso fazem o cortejo na avenida.

Neste ano, são 13 escolas de samba desfilando em BH: oito escolas de samba no Grupo Especial e cinco no Grupo de Acesso.

Aqui reunimos todas as galerias de foto da Itatiaia, com imagens dos nossos repórteres, cinegrafistas, fotógrafos e também agências de notícia
Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.