O bloco de Carnaval da banda Lagum, chamado
O atual recorde mundial é de 39.897 pares, alcançado no México. Neste domingo de carnaval (2), técnicos do Guinness World Records estavam presentes na ação para verificar se o recorde será quebrado ou não. O beijaço foi promovido durante a música “Deixa”. Pedro Calais, vocalista da Lagum, afirma que a ação está alinhada com o tema do bloco deste ano, convidando o público a vivenciar a cidade de forma livre.
“Queremos que nossos fãs criem um imaginário da cidade que gostariam, brincando com suas fantasias da forma que quiserem. O beijaço tem muita conexão com o nosso tema e queremos que todos os foliões do bloco participem. Vamos juntos levar Belo Horizonte para o livro dos recordes!”, explica.
Mas afinal de contas, bateu o recorde ou não?
O beijaço aconteceu às 10h22 deste domingo (2) e algumas orientações foram repassadas, como: o beijo deveria durar 5 segundos e poderia ser na boca ou no rosto. Agora, para concluir se o beijaço entrou para o recorde, análises serão feitas pelos técnicos e a partir daí a resposta tão aguardada, se bateu o recorde ou não, será divulgada.
Em entrevista à CNN, a juíza do Guinness World Records, Camila Borenstain explicou sobre o beijaço e como é feita a contagem:
“A gente tem algumas regras a serem seguidas para que a tentativa do recorde seja positiva e uma delas é a contagem dos participantes. Então, normalmente, se for acima de 5 mil pessoas, eles precisam de empresas terceirizadas que consigam fazer essa contagem, ou por pulseiras, contagem de catracas, ou por algum outro método que eles irão analisar e depois eles vão me entregar as provas no final”, explicou ela.
Banda Lagum em bloco de Carnaval em Belo Horizonte.