Nem a chuva atrapalhou o
O evento fechado começou às 14 horas e reúne grandes blocos do Carnaval de BH, como Beiço do Wando, Quando Come se Lambuza, Funk You e Baianas Ozadas.
Para o folião Helton Marques, a chuva não atrapalhou em nada a festa. “Nós tomamos uma chuvinha mais cedo, mas nós vamos agitar isso aqui e vai todo mundo tirar a camisa, vai ficar cheio de calor aqui, ninguém vai sofrer. Chuva não atrapalha em nada”, afirmou à reportagem.
Folião Paulo Afonso no encontro de blocos de Carnaval de BH neste sábado (17)
“Está começando muito bem o pré-carnaval. Muita alegria, muita tranquilidade. O pessoal muito bonito e eu amo o Carnaval em BH. Eu e meu irmão investimos muito. Nós temos fantasias para todos os dias”, disse o folião Paulo Afonso.
Além de Pedro, o folião Bruno Marques também caprichou no look para o evento. “Gastei uns R$ 500 [nessa roupa] é de um bloco da Bahia”, afirmou.
Folião investe em fantasia de R$ 500
“Esse evento tem uma grande importância para dar o pontapé inicial para o pré-carnaval de Belo Horizonte. É um gostinho do que vai ser o Carnaval de 2026. A expectativa é sempre maravilhosa”, contou Ícaro Oliveira, organizador e guitarrista do Beiço do Wando.
Blocos no encontro
O Baianas Ozadas é um dos blocos de carnaval mais emblemáticos de Belo Horizonte, conhecido por trazer o axé e a cultura da Bahia para as ruas da capital mineira. O bloco foi fundado em 2012 por um grupo de amigos, incluindo o jornalista e músico baiano Geo Cardoso, o “Geo Ozado”, que morava em BH há 40 anos. A ideia nasceu da vontade de representar a cultura baiana no crescente carnaval de rua de Belo Horizonte, que na época passava por um processo de revitalização.
O repertório do Baianas Ozadas é focado no axé retrô e na música baiana em geral, com uma forte influência de bandas como o Ara Ketu, que trouxe a linguagem afropop para os blocos afro. Eles misturam grandes sucessos da Bahia com composições próprias, como músicas de artistas consagrados como Caetano Veloso e Gilberto Gil.Canções próprias, como “Sou Baianas” e “Tem Tüm (Lá vem o samba reggae)”, ambas de autoria de Geo Ozado e Sucupira. Músicas-tema inéditas para cada carnaval, relacionadas ao tema anual do desfile como “Mais respeito, mais amor” em 2025.
O Beiço do Wando é um bloco de carnaval de Belo Horizonte, criado em 2015, que homenageia o cantor Wando e celebra a música brega e romântica brasileira, com repertório que inclui hits nostálgicos de Wando, Reginaldo Rossi, Sidney Magal, Gretchen, Roberto Carlos, entre outros, focando na memória afetiva do público com sucessos como “Fogo e Paixão”, “Garçom” e “Evidências”. O bloco nasceu em 2015, por um grupo de amigos apaixonados por carnaval e música brega, desfilando pela primeira vez em 2016 em BH.Rapidamente se tornou um dos maiores e mais tradicionais blocos de BH, atraindo multidões, com sua bateria colorida e repertório nostálgico. Além do brega, incorpora outros clássicos românticos e de festa, com temas anuais que remetem à liberdade e diversão, como o “abra suas asas” de 2024.
O Bloco Funk You, originário de Belo Horizonte, é conhecido por ser o primeiro bloco de carnaval de rua da cidade com um repertório 100% dedicado ao funk brasileiro. Ele mistura o ritmo contagiante do funk com a energia de uma bateria de escola de samba. O Bloco Funk You foi fundado em dezembro de 2016, a partir do desejo de um grupo de amigos de participar ativamente da folia de Belo Horizonte. Logo em seu primeiro desfile, na segunda-feira de carnaval de 2017, o bloco atraiu cerca de 40 mil pessoas, demonstrando o enorme sucesso de sua proposta inovadora. Desde então, o bloco se consolidou como um dos mais aguardados do Carnaval de BH, celebrando o funk em movimento e transformando as ruas da capital mineira em um grande baile a céu aberto. O repertório do Bloco Funk You é abrangente e tem como objetivo contar a história do funk brasileiro, indo dos clássicos dos anos 90 até os hits mais atuais.
O Bloco Quando Come Se Lambuza de BH tem repertório amplo com MPB, axé, funk, pop, sertanejo, brega focado na diversidade e inclusão, criado em 2014 por André Melado como festa de aniversário, crescendo para um dos maiores blocos do Brasil, conhecido por suas grandes festas e lema “O Carnaval tem todos os ritmos, só você tem o seu”. No repertório, Música para Pular Brasileira: Conceito de misturar diversos estilos e épocas, com diveross artistas homenageados como: Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Marília Mendonça, Claudia Leite, Ana Castela, entre outros.