A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou o plano de instalação de banheiros químicos para o Carnaval 2025. Durante o período oficial da festa, que se estende até 9 de março, a capital mineira contará com mais de 13.600 sanitários portáteis espalhados pelas ruas.
De acordo com a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), serão estabelecidos 100 pontos fixos com banheiros, que estarão disponíveis até 4 de março. A distribuição desses pontos foi planejada estrategicamente, considerando fatores como o trajeto dos blocos, o público estimado, a extensão dos percursos e o deslocamento dos foliões entre as diferentes atrações.
Desafios persistentes
Apesar do expressivo número de banheiros químicos, comerciantes locais apontam que o problema de pessoas fazendo suas necessidades em locais inadequados pode persistir. Lojistas do bairro Barro Preto, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, relatam ser comum encontrar sujeira e forte odor de urina nas portas dos estabelecimentos durante o período festivo.
Marcos Bicalho, proprietário de uma banca na Avenida Augusto de Lima, observou uma melhora nos últimos dois anos devido à instalação de banheiros próximos ao seu comércio. “Esses últimos dois carnavais que teve aqui na região do Barro Preto, eu encontrei menos sujeira na banca”, afirmou Bicalho.
A PBH, em nota, esclareceu que a fiscalização de pessoas urinando na rua é de responsabilidade da Guarda Municipal.
Banheiro autolimpante
O
O uso será gratuito, das 6 horas da manhã até 22 horas, com permanência limitada a 10 minutos por usuário. O banheiro conta com sistema de instruções por áudio, botão de emergência e sensor de presença.
Segundo a PBH, um segundo banheiro autolimpante já foi instalado na Praça Rio Branco, na Rua Paulo de Frontin, e está em fase de testes. Outras três unidades devem ser instaladas ainda neste primeiro semestre, na Praça Sete, Praça Raul Soares e na Rua dos Tabaiares com Sapucaí.