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Carnaval BH: sindicato das indústrias de cervejas e ambulantes criticam contrato que autoriza venda apenas de bebidas da Ambev

Prefeitura de BH autoriza apenas a venda das bebidas da Ambev em 10 trechos do circuito oficial; entenda as regras

O Carnaval de Belo Horizonte está no centro de uma controvérsia envolvendo a venda exclusiva de marcas de bebidas em determinados locais durante a festividade. O Sinde Bebidas, sindicato das indústrias de cervejas e bebidas em geral do Estado de Minas Gerais, filiado à Federação das Indústrias de Minas Gerais, manifestou críticas à cláusula de exclusividade presente no contrato de patrocínio firmado entre a Ambev e a Belotur.

Mário Moraes Marques, presidente do sindicato, expressou sua preocupação: “Nós achamos que a cláusula fica abusiva e tirando o direito de comercialização de produtos que vem fazendo o turismo durante o ano inteiro nas nossas Minas Gerais e, principalmente, em Belo Horizonte, que são as cervejas artesanais e bebidas artesanais que vem desenvolvendo um trabalho belíssimo e sendo reconhecida pelo Brasil todo”.

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O sindicato já entrou em contato com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para buscar uma solução que permita a comercialização de produtos de outras marcas durante o evento. Marques afirmou que foram bem recebidos e esperam que seja encontrada uma condição para viabilizar a venda desses produtos.

Conforme as informações divulgadas pela administração municipal, nas principais ruas do Carnaval de BH, a venda será exclusiva das marcas da Ambev.

Caso um ambulante seja flagrado vendendo cerveja de outra marca que não seja do patrocinador, ele será notificado a se retirar da área. Se houver resistência, a Polícia Militar e a Guarda Municipal poderão ser acionadas. É importante ressaltar que a restrição é válida apenas para cervejas, não se aplicando a outras bebidas. Ambulantes também manifestaram seu descontentamento com a limitação imposta para a venda de marcas de cerveja na festa.

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Em nota, a Belotur informa que o edital de patrocínio do Carnaval de BH apresentou diferentes cotas. Uma delas incluiu a contrapartida de exclusividade comercial do segmento da marca “Apresenta” em 10 vias da cidade. Ainda de acordo com a nota, a Ambev foi a única empresa interessada em arrematar a cota. Daí a exclusividade da comercialização das cervejas produzidas pela empresa no período de 28 de fevereiro a 4 de março em 10 vias da cidade.

Já a Ambev esclarece que a venda de produtos pelos ambulantes credenciados durante o Carnaval segue as regras estabelecidas pela Belotur em edital de licitação.


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Ita
A Ita é a Inteligência Artificial da Itatiaia. Todas as reportagens produzidas com auxílio da Ita são editadas e revisadas por jornalistas.
Mineira de Resende Costa, Campo das Vertentes. Jornalista formada pela UFSJ, já trabalhou na Rádio Emboabas de São João del-Rei. Na Itatiaia, é editora do Jornal Itatiaia Primeira Edição e do Jornal da Tarde. Além de repórter, principalmente em Cidades