Bloco mais antigo do Carnaval de BH, Leão da Lagoinha desfilou nesta segunda (16)

Cortejo prestou uma homenagem a Iemanjá e reuniu pessoas de todas as idades em um dos bairros mais tradicionais de BH

Bloco Leão da Lagoinha desfila nesta segunda (16)

O Leão da Lagoinha, fundado em 1947, desfilou nesta segunda (16) na Rua Itapecerica, na Lagoinha, em BH. Este ano, o bloco que tem como tradição ter referências a orixás de matriz africana, prestou uma homenagem a Iemanjá, divindade conhecida como a rainha dos mares.

Segundo o presidente do bloco, Jairo Nascimento, a escolha é uma resposta à identidade do bairro: “Escolhemos esse tema porque o território da Lagoinha possui uma grandiosidade de casas, tendas e terreiros de matriz africana. Iemanjá cuida da cabeça e do coração, trazendo prosperidade e saúde mental”, explica Jairo.

Jeferson Santos, que é percursionista, falou sobre a emoção de tocar em um bloco com tantas raízes históricas e culturais: ‘Bom demais, uma maravilha’. O música também destacou que a batida empolgante ‘Vem da favela’.

O cortejo emocionou quem acompanhava a banda e reuniu foliões de diferentes gerações. Depois do desfile, o bloco seguiu para a Avenida dos Andradas. Por lá, o Leão da Lagoinha é responsável pela abertura oficial dos desfiles dos blocos caricatos e das escolas de samba da capital.

Tradição que atravessa décadas

Fundado em 1947, o Leão da Lagoinha é um pilar da história cultural de Belo Horizonte. Conhecido por sua irreverência, o bloco foi o precursor da famosa Banda Mole, surgida de uma separação em 1977.

Após um hiato de 32 anos, o Leão retornou às ruas em 2017 com a missão de resgatar a memória arquitetônica e boêmia da Lagoinha, região recentemente tombada como Patrimônio Municipal.

Leia também

Formada, há 13 anos, em jornalismo, pela Faculdade Pitágoras BH. Pós-graduada em jornalismo digital e produção multimídia.
Jornalista, formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital, na mesma instituição. Doze anos na Record Minas, como produtor, editor e editor-chefe de telejornais e coberturas especiais. Atualmente é Coordenador de Jornalismo Digital da Itatiaia
Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.

Ouvindo...