Pelo menos dez municípios do Rio Grande do Sul foram atingidos por uma forte chuva durante a noite dessa segunda-feira (8) e provocou estragos nas cidades. Segundo a Defesa Civil, telhados de residências foram arrancados, houve queda de árvores e famílias estão desalojadas.
Conforme o órgão, o alerta meteorológico para
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o estado foi colocado em alerta para “tempestade de grande perigo” e “ventos costeiros”, com chuvas de até 100 mm por dia. O órgão cita também a possibilidade de queda de granizo, grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica e transtornos no transporte rodoviário.
A cidade mais atingida durante a noite dessa segunda foi Flores da Cunha. No município, de acordo com a Defesa Civil, 43 residências foram atingidas, o telhado da Igreja da Comunidade foi arrancado, UBSs foram atingidas, escola e comércios da localidade também.
Na rota do ciclone extratropical, Rio Grande do Sul é atingido por fortes chuvas; veja vídeo
— Itatiaia (@itatiaia) December 9, 2025
Clique e leia mais 👇 pic.twitter.com/BSz8ggbhSZ
Ciclone extratropical
Conforme a MetSul, o vento causado pelo ciclone começa a aumentar pelo litoral gaúcho durante a noite desta terça-feira (9) e deve atingir o seu máximo nesta quarta (10). Os dados apontam a possibilidade de ventos ciclônicos de 60 km/h a 90 km/h na maioria das cidades do Sul do Brasil, mas os maiores impactos devem ocorrer no Rio Grande do Sul.
O instituto destacou também que a chuva dessa segunda veio acompanhada de uma onda de temporais que veio do Nordeste da Argentina, que ganha força nesta terça.
Veja cidades que estão na rota do ciclone extratropical:
Segundo a MetSul, muitos municípios aparecem na lista, mas o alerta vai para alguns municípios:
Bagé
Jaguarão
Chuí
Rio Grande
Pelotas
Camaquã
Porto Alegre
Pinhal
Tramandaí
Capão da Canoa