Na rota do ciclone extratropical, Rio Grande do Sul é atingido por fortes chuvas; veja vídeo

Tempestades arrancaram telhados, derrubaram árvores e deixaram famílias desalojadas; estado segue sob alerta para ventos intensos e chuva volumosa

Na rota do ciclone extratropical, Rio Grande do Sul é atingido por fortes chuvas; veja vídeo

Pelo menos dez municípios do Rio Grande do Sul foram atingidos por uma forte chuva durante a noite dessa segunda-feira (8) e provocou estragos nas cidades. Segundo a Defesa Civil, telhados de residências foram arrancados, houve queda de árvores e famílias estão desalojadas.

Conforme o órgão, o alerta meteorológico para tempestades acontece em razão da atuação de um ciclone extratropical sobre o estado. São esperadas chuva forte e localmente volumosa e rajadas intensas de vento, além de temporais isolados com queda de granizo.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o estado foi colocado em alerta para “tempestade de grande perigo” e “ventos costeiros”, com chuvas de até 100 mm por dia. O órgão cita também a possibilidade de queda de granizo, grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica e transtornos no transporte rodoviário.

A cidade mais atingida durante a noite dessa segunda foi Flores da Cunha. No município, de acordo com a Defesa Civil, 43 residências foram atingidas, o telhado da Igreja da Comunidade foi arrancado, UBSs foram atingidas, escola e comércios da localidade também.

Ciclone extratropical

Conforme a MetSul, o vento causado pelo ciclone começa a aumentar pelo litoral gaúcho durante a noite desta terça-feira (9) e deve atingir o seu máximo nesta quarta (10). Os dados apontam a possibilidade de ventos ciclônicos de 60 km/h a 90 km/h na maioria das cidades do Sul do Brasil, mas os maiores impactos devem ocorrer no Rio Grande do Sul.

O instituto destacou também que a chuva dessa segunda veio acompanhada de uma onda de temporais que veio do Nordeste da Argentina, que ganha força nesta terça.

Veja cidades que estão na rota do ciclone extratropical:

Segundo a MetSul, muitos municípios aparecem na lista, mas o alerta vai para alguns municípios:

Bagé
Jaguarão
Chuí
Rio Grande
Pelotas
Camaquã
Porto Alegre
Pinhal
Tramandaí
Capão da Canoa

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.

Ouvindo...