O corpo de Roberta dos Reis Costantin, de 21 anos, foi encontrado na manhã deste sábado (20) em Dona Francisca, na região Central do Rio Grande do Sul. A jovem estava desaparecida desde terça-feira (16), quando caiu no rio Jacuí durante o trabalho e não foi mais vista.
Roberta era servidora da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e realizava uma coleta de água para análise no momento do acidente. Técnica em Química, ela havia ingressado na fundação em outubro de 2024.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o corpo foi localizado por pescadores, a cerca de dois quilômetros do ponto onde ocorreu a submersão.
Em nota, a Fepam informou que se solidariza com familiares, amigos e colegas de trabalho “neste momento de profunda tristeza” e afirmou que seguirá prestando todo o suporte necessário à família.
O que aconteceu?
Segundo os bombeiros, Roberta estava em uma rampa no porto quando perdeu o equilíbrio e caiu no rio. Ela utilizava vestimenta impermeável de trabalho, o que pode ter dificultado a flutuação e o retorno à superfície. Um colega presenciou o acidente, mas não conseguiu efetuar o resgate devido à força da correnteza.
As buscas contaram com apoio de mergulhadores e foram reforçadas após a redução da vazão da usina hidrelétrica da região. Os equipamentos utilizados pela jovem já haviam sido encontrados. Recém-ingressa na Fepam, Roberta era formada pelo Instituto Federal Farroupilha e cursava graduação em Química.