A Polícia Civil do Estado de São Paulo prendeu oito pessoas suspeitas de integrarem um grupo especializado em sequestro e roubo de motoristas de transporte de cargas em Guarulhos, na Grande São Paulo. O grupo, que seria um braço do Primeiro Comando da Capital (PCC), foi alvo de uma megaoperação nesta quarta-feira (26).
De acordo com os investigadores, a quadrilha já causou mais de R$ 4 milhões em prejuízos ao setor de transporte e distribuição. As equipes informaram que os suspeitos atuavam no ataque a vans e utilitários que abasteciam estabelecimentos comerciais em toda a região metropolitana da capital paulista.
SP: incêndio que matou 7 detentos é investigado por Secretaria de Administração Penitenciária Vídeo: lobista é morto a tiros na Zona Leste de SP; crime pode ter sido planejado
Os investigadores verificaram que o grupo rendia e sequestrava motoristas por meio de ameaças. Eles obrigavam as vítimas a realizarem transferências bancárias por meio do Pix e roubavam as mercadorias e o veículo, que era levado para o desmanche.
Os policiais constataram ainda que os suspeitos utilizavam imóveis na região do bairro dos Pimentas, em Guarulhos, como uma espécie de ‘QG’, ou quartel-general do crime. Os imóveis serviam como cativeiros para as vítimas, além de serem utilizados para planejar os ataques e armazenar as mercadorias subtraídas.
Durante a operação, os policiais apreenderam documentos, celulares, armas e roupas utilizadas pelos criminosos. A investigação durou cerca de seis meses. Os presos foram encaminhados para a Delegacia Seccional de Guarulhos.