Advocacia-Geral da União cria grupo que vai investigar Enel por apagões em SP desde 2023

Relatório final será entregue em até 30 dias com uma descrição dos casos avaliados, análise das condutas e indicação de possíveis medidas jurídicas e institucionais

Enel

A Advocacia-Geral da União (AGU) começa a investigar, a partir desta segunda-feira (19), a conduta e as medidas adotadas pela Enel em São Paulo durante os apagões que atingiram a região metropolitana nos últimos anos.

A AGU designou um grupo, que será composto por representantes da Procuradoria-Geral Federal (PGF), Procuradoria-Geral da União (PGU), Consultoria-Geral da União (CGU) junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Ministério de Minas e Energia, que vão analisar os episódios de queda na distribuição de energia elétrica desde 2023.

O relatório final será entregue em até 30 dias, com uma descrição dos casos avaliados, análise das condutas e indicação de possíveis medidas jurídicas e institucionais.

Leia também:

A medida atende ao despacho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), publicado em 12 de janeiro, que determinou à AGU a elaboração de relatório circunstanciado sobre as providências adotadas pela concessionária de distribuição de energia elétrica, a partir da primeira interrupção relevante.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 13 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.

Ouvindo...