Saiba o que é tromba d'água, fenômeno que assustou banhistas no RJ

Banhistas da praia de Martinho de Sá, em Paraty (RJ), foram surpreendidos pela formação de uma tromba d’água na manhã deste domingo (4)

Imagem de um praia em Paraty, no Rio de Janeiro

Banhistas da praia de Martinho de Sá, em Paraty, no Rio de Janeiro, foram surpreendidos pela formação de uma tromba d’água na manhã deste domingo (4). O fenômeno foi registrado sobre o mar e gerou apreensão entre frequentadores da região. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram uma coluna de ar e água ligando a superfície do mar às nuvens.

Segundo o G1, não houve registro de danos a embarcações, imóveis ou estruturas próximas à praia. A reportagem tentou contato com as defesas civis municipal e estadual e com a Prefeitura de Paraty, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

O que é tromba d’água

A tromba d’água é um tipo de tornado que se forma sobre grandes corpos d’água, como mares, oceanos, rios e represas. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o fenômeno costuma se originar em áreas com calor latente armazenado e a partir de nuvens com menor desenvolvimento vertical.

Ainda segundo o órgão, por envolver menor quantidade de energia em sua formação, a tromba d’água geralmente apresenta ventos menos intensos do que os tornados registrados em terra firme.

Embora possa ocorrer em diversas regiões do país, estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul apresentam maior propensão ao fenômeno devido às condições climáticas e meteorológicas.

Riscos do fenômeno

As trombas d’água podem representar risco principalmente para embarcações. Em alguns casos, quando avançam em direção às margens, também podem atingir áreas em terra firme.

Mau tempo no litoral

No sábado (3), a Prefeitura de Paraty, por meio da Defesa Civil, informou que o município está sob influência de mau tempo, com possibilidade de ressaca até terça-feira (6). A previsão indica ondas de até 3 metros.

O aumento da maré, aliado às chuvas na região, pode provocar alagamentos, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica. Em nota, a administração municipal afirmou que as equipes seguem mobilizadas, monitorando as condições climáticas e prontas para atender a população.

* Informações com Estadão

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...