Um caminhoneiro do Espírito Santo foi preso neste sábado (21) com mais de uma tonelada de maconha e skunk, em Itaguara, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A ação foi conduzida pelo Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc). Segundo a polícia, o motorista saiu de São Paulo com destino a BH e receberia cerca de R$ 10 mil para transportar a droga.
“Foi um trabalho de monitoramento do setor de inteligência do Denarc. Identificamos que havia uma rota de tráfico vindo pelo modal terrestre, com grande quantidade de maconha e skunk. Fizemos o acompanhamento quando o carregamento saiu de São Paulo com destino a Belo Horizonte e realizamos a abordagem em Itaguara”, afirmou o delegado Rodrigo Bustamante, em entrevista à Itatiaia.
De acordo com o delegado, a carga seria distribuída em Belo Horizonte. “Conseguimos identificar aproximadamente uma tonelada e meia de maconha e skunk, que seriam distribuídas aqui na capital. É uma rota que já vinha sendo utilizada com frequência para abastecer o tráfico na cidade”, disse.
Segundo a polícia, o suspeito informou que receberia cerca de R$ 10 mil pelo transporte da droga.
“A abordagem foi segura, sem colocar em risco a integridade dos policiais, do suspeito ou de pessoas próximas. Ele não ofereceu resistência e confirmou que transportava entorpecentes”, destacou o delegado.
A perícia foi acionada para contabilizar e analisar o material apreendido. A Polícia Civil informou que as investigações continuam para identificar o proprietário da carga e a possível ligação com organização criminosa que atue em Minas Gerais.
“Sabemos que a distribuição ocorreria em Belo Horizonte. Agora vamos identificar o responsável pela carga e eventual vínculo com organização criminosa, além de rastrear os valores ilícitos que seriam gerados com essa droga para desmantelar toda a atividade econômica do grupo”, concluiu o delegado.