Uma nova ressaca deve atingir as praias do Rio de Janeiro a partir da tarde deste sábado (3). O fenômeno começa às 15h e segue até as 6h de segunda-feira (5), com previsão de ondas entre 2,5 e 3 metros de altura. O alerta foi divulgado pelo Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio), com base em aviso emitido pela Marinha do Brasil para a orla da cidade.
Esta será a segunda ressaca registrada em poucos dias. A anterior teve início ao meio-dia de quarta-feira (31) e terminou às 6h de sexta-feira (1º), quando as ondas chegaram a 2,5 metros e provocaram grande impacto. Durante esse período, o Corpo de Bombeiros realizou 1.167 salvamentos nas praias cariocas, entre 7h da quarta-feira e 19h da sexta.
Com ressaca no mar, Copacabana teve mais de mil afogamentos na virada do ano Mais de cem pessoas são resgatadas em Copacabana durante ressaca no dia do Réveillon
Apesar do novo alerta, o porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Fábio Contreiras, afirmou que não será necessário montar um esquema especial de atendimento. Segundo ele, desde 19 de dezembro de 2025, a corporação já atua com reforço de efetivo por causa da Operação Verão.
“São mais de 5.400 serviços de guarda-vidas ao longo do verão. A praia já está reforçada”, afirmou em entrevista à Agência Brasil.
O tenente-coronel ressaltou ainda que o aviso de ressaca exige atenção também em áreas fora da faixa de areia, como o muro dos pescadores, no Leme, a Pedra do Arpoador e o Mirante do Leblon. Esses locais costumam ser isolados com fitas de segurança para evitar acidentes.
Vídeo mostra ressaca do mar invadindo a praia de Copacabana
Vídeo mostra ressaca do mar invadindo a praia de Copacabana
— Itatiaia (@itatiaia) December 31, 2025
📽️ Créditos: DAN DELMIRO/AGNEWS pic.twitter.com/41zb9x65Xn
“Quando há aviso de ressaca, os guarda-vidas fazem o isolamento e a sinalização justamente para impedir a aproximação das pessoas em áreas com risco de queda”, explicou.
O COR-Rio reforçou uma série de orientações à população. Durante o período de ressaca, não é recomendado entrar no mar nem praticar esportes aquáticos. Também deve ser evitada a permanência em mirantes, costões e outros pontos próximos ao mar. Pescadores não devem navegar enquanto o aviso estiver em vigor, e o uso de bicicletas nas ciclovias da orla não é indicado, já que as ondas podem ultrapassar os calçadões.
Em caso de acidentes no mar, a recomendação é não tentar realizar o resgate por conta própria. O correto é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou procurar os guarda-vidas de plantão.
Previsão do tempo
De acordo com o Sistema Alerta Rio, o tempo neste sábado (3) será influenciado por áreas de instabilidade associadas à passagem de uma frente fria pelo oceano. A previsão indica céu predominantemente nublado, com possibilidade de chuva fraca isolada durante a madrugada e pancadas de chuva a partir da tarde, que podem vir acompanhadas de raios. Os ventos devem variar de fracos a moderados.
No domingo (4), o céu permanece nublado, com previsão de pancadas de chuva ao longo de todo o dia. Os ventos estarão moderados e as temperaturas tendem a cair. Já na segunda (5) e na terça-feira (6), a expectativa é de nebulosidade variável, com predomínio de céu nublado e chuva fraca a qualquer momento, podendo ser ocasionalmente moderada na segunda-feira. Os ventos seguem moderados.
*Com agências