Ouvindo...

Megaoperação no Rio: imagens inéditas de câmeras corporais e drones são divulgadas

Registros divulgados pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro mostram detalhes da megaoperação contra o Comando Vermelho na terça-feira (28)

O Governo do Rio de Janeiro divulgou, na noite deste domingo (2), imagens inéditas da megaoperação contra a facção criminosa Comando Vermelho (CV), realizada na última terça-feira (28). A ação policial foi considerada a mais letal da história, com 121 mortes confirmadas.

As imagens foram capturadas por câmeras corporais e drones da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ). Os vídeos mostram um cenário de guerra nos complexos da Penha e do Alemão, com vários focos de incêndio e barricadas armadas por criminosos para impedir o avanço das forças de segurança.

Um dos drones registrou o momento em que uma equipe de policiais civis avançou em uma região de mata e foi surpreendida por disparos de traficantes. Dois agentes foram atingidos e socorridos pelo policial Rodrigo Velloso Cabral, de 34 anos, da 39ª DP (Pavuna).

Em uma cena que não foi registrada, ele deu voz de prisão ao autor dos disparos, mas acabou baleado e morto, segundo o Governo do Rio. As câmeras corporais dos policiais mostram ainda detalhes do resgate de dois agentes feridos durante as trocas de tiros: o cabo Oliveira, do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), e o sargento Walner Santana, do Batalhão de Ações com Cães.

Megaoperação contra o Comando Vermelho

A “Operação Contenção” foi realizada na terça-feira (28) pelas forças de segurança do Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho nos complexos do Alemão e da Penha.

Foram confirmadas as mortes de 121 pessoas, incluindo quatro policiais, e a prisão de 113 suspeitos. É a ação mais letal da história da cidade.

Leia também

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.