Ouvindo...

‘Vai tomar no Uno’: veja como promoção com cerveja mudou rumo de app de transporte em MG

Passando por dificuldades após o lançamento da Te Levo Mobile, Sérgio Brito, fundador da plataforma, teve uma ideia de alavancagem ousada e bem-humorada

O famoso Uno da promoção

O aplicativo de transporte Te Levo Mobile, criado pelo ex-morador de rua Sérgio Brito, em Araxá, na região do Alto Paranaíba de Minas Gerais, vive momento expansão, tendo chegado em mais de 50 cidades espalhadas por nove estados brasileiros. Porém, o início não foi tão promissor assim, e, por isso, houve a necessidade de seu fundador abusar da criatividade para dar o primeiro up no projeto, lançando a promoção “Vai tomar no Uno”.

Sérgio Brito contou, em entrevista à Itatiaia, que sua grande dificuldade inicial foi convencer os motoristas a rodarem por sua plataforma. Ele lembra que no primeiro mês teve um faturamento de apenas R$ 24. Segundo ele, as coisas foram difíceis até o oitavo mês, quando ele teve uma ideia que mudou o panorama.

“Eu tinha um Uno 85 em casa e eu peguei esse carro, comprei um monte de cerveja, coloquei dentro dele e decidi sortear um carro cheio de cerveja. Foi a promoção ‘Vai tomar no Uno’”, contou, aos risos.

Ele explicou que a ideia era realmente “virar um meme”, para que o app se tornasse conhecido sem ter que investir um dinheiro que não tinha em divulgação.

“A gente virou um meme na cidade e o app começou a ficar muito conhecido. E de lá pra cá, começamos a performar muito bem e sermos considerados pessoas muito criativas. Após o ‘Vai tomar no Uno’, tudo foi diferente”, explicou.

Sérgio Brito, ex-morador de rua e fundador da ‘Te Levo’

Leia também

Concorrência e competitividade

Sérgio conta que os preços praticados na “Te Levo” são muito semelhantes aos dos seus grandes concorrentes. Mas reforça que mesmo em situações onde o preço diverge, o desempenho é bom. Segundo ele, isso acontece por conta do atendimento diferenciado.

“Nossos franqueados são pessoas da cidade, então criamos uma conexão por se tratar de um app local. Todos os nossos motoristas são treinados antes de irem para a rua e nisso a gente agrega valores. São motoristas educados, motoristas que ajudam, motoristas contentes com o app”, começou.

Ele apontou que por mais que em algumas cidades os valores sejam cerca de R$ 1, R$ 1,50 mais caros que as multinacionais, os clientes preferem a Te Levo pela qualidade do serviço.

“O cliente paga porque sabe que o motorista não vai cancelar, que vai chegar, ninguém vai ficar cancelando todas às vezes. Isso faz com que a gente consiga competir com as multinacionais, já que na grana é praticamente impossível, pois eles têm muitos investidores e milhões e milhões em dinheiro”, completou o empresário.

Carros da tropa da ‘Te Levo’

Apoio ao motorista

Para além do bom tratamento aos clientes, o trunfo da Te Levo, e motivo da criação do app, é o suporte aos motoristas, o que deixa Sérgio orgulhoso.

“O motorista é o nosso personagem principal. Tratamos ele com nosso cliente. A gente tem alguns diferenciais, coisas que as outras empresas não entregam. Carro de apoio, um centro de apoio onde que ele pode ir tomar um café, usar a internet, o banheiro. Se quiser tirar até uma soneca, ele pode também. Ele pode almoçar lá, leva o almoço, tem uma mesa para ele”, contou.

As taxas cobradas dos motoristas no Te Levo também são menores que aquelas praticadas em outros aplicativos, conta Brito.

“Enquanto as outras plataformas estão cobrando de 30% a 50% de desconto na taxa, a gente cobra do motorista no máximo 15%. Então, dessa forma, o motorista ganha muito mais, sobra muito mais no bolso dele. Com isso, ele dá preferência para nossa plataforma e ele atende bem o cliente porque está feliz. Cuidamos dele para que ele cuide bem do cliente. O grande diferencial da Te Levo não é nem tanto no preço, porque nosso preço é um competitivo, mas é no cuidado que temos com o motorista e com o cliente”, ressaltou Sérgio Brito.

‘Maior aplicativo de transporte do Brasil’

Sergio Brito contou, ainda, as metas ousadas para o futuro do Te Levo. Ele conta que o principal objetivo é fazer com que em até três anos a plataforma se torne a maior do seguimento no Brasil.

“Os principais sonhos que a gente tem é realmente fazer da Te Levo um meio transformador de vidas. É usar a minha história como ex-morador de rua para que a gente possa impactar outras vidas, as vidas dos motoristas, cobrando uma taxa menor deles para sobrar mais dinheiro no bolso, para que assim eles consigam dar uma vida mais digna para suas famílias”, apontou ele.

“Queremos nos tornar a maior empresa de transporte por aplicativo do Brasil, de dois a três anos, com a missão de usar esse modelo da Te Levo para impactar e transformar vidas. Esse é o nosso maior sonho”, finalizou Sérgio.

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.