A Defesa Civil de Belo Horizonte informou que durante o
O registro foi compartilhado pelo órgão da prefeitura às 14h48. Na Região da Pampulha, a chuva registrada em 45 minutos foi de 45,4 mm. Enquanto na Região Noroeste, a chuva foi de 44,2 mm.
Em outras regiões da capital mineira também caiu um volume de chuva relevante. No Nordeste de Belo Horizonte, a precipitação registrada foi de 29 mm, enquanto no Norte o volume foi de 27,6 mm. Em Venda Nova e no Oeste, a chuva era moderada; e nas regiões Norte e Leste o registro foi de chuva fraca.
Cabe lembrar que BH está sob alerta para pancadas de chuva de 30 a 50 mm com raios e rajadas de vento que podem chegar em torno de 50 km/h até às 8h de quinta-feira (18). A Defesa Civil recomenda que o cidadão redobre a atenção durante o temporal e evite transitar em áreas de risco.
Imagens obtidas pela Itatiaia
Vídeo: veja imagens da chuva extremamente forte que atinge BH nesta quarta (17)
— Itatiaia (@itatiaia) December 17, 2025
📹Imagens cedidas à Itatiaia pic.twitter.com/JLGvRpdU9E
Entenda o índice pluviométrico
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e em determinado período. Se dissermos que o índice pluviométrico de um dia, em um certo local, foi de 2mm, significa que, se tivéssemos nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia, ou 2 litros de água por metro quadrado.
Para chegar a esse volume, as estações meteorológicas utilizam um aparelho conhecido como pluviômetro. Quando escutamos que choveu 7 milímetros na cidade, por exemplo, significa que essa seria a altura média alcançada pela água a partir do chão, na área total da cidade em determinado período de tempo.